segunda-feira, 5 de junho de 2023

05jun2023 - CARATINGA - Aumento no preço da gasolina gera insatisfação entre consumidores...

Aumento no preço da gasolina
gera insatisfação entre consumidores
e preocupa postos de combustíveis
em Caratinga


Um novo aumento no preço da gasolina tem preocupado consumidores e postos de combustíveis em todo o país. A mudança está relacionada à recente alteração no modelo de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que passou a adotar uma alíquota única em reais por litro nos estados brasileiros. O objetivo é padronizar a cobrança do imposto em nível nacional.

A partir de agora, todos os estados passam a cobrar o valor de R$ 1,22 de ICMS por litro de gasolina, em substituição às alíquotas que variavam anteriormente. Essa mudança representa um aumento significativo, já que a média anteriormente praticada era em torno de R$ 0,98 reais por litro. O ICMS, segundo apurado, corresponde a aproximadamente 20% do valor total do preço da gasolina.


Em Caratinga, os consumidores já estão sentindo o impacto desse aumento. Nesta quinta-feira, o preço médio da gasolina na região está em 5,59 reais por litro, refletindo o reajuste decorrente da mudança no ICMS. Felipe Lopes trabalha com o veículo e demonstra a insatisfação com esse novo aumento e manifesta o desejo por mais estabilidade nos preços dos combustíveis.

O cenário de constantes aumentos tem afetado o orçamento das famílias e gerado preocupações quanto ao impacto na economia como um todo.

Além disso, a elevação no preço da gasolina traz outra consequência: a inversão na relação de preços entre a gasolina e o diesel. Pela primeira vez em meses, o valor da gasolina supera o preço do diesel, retomando a situação que era comum anteriormente. O proprietário de um posto de combustíveis em Caratinga afirmou que há a expectativa de que o diesel possa sofrer novas quedas, o que poderia amenizar os impactos para o consumidor.

Carlos Cimini, proprietário do posto, ressaltou que os constantes aumentos no preço da gasolina não são favoráveis para os postos de combustíveis, pois podem prejudicar as vendas e gerar instabilidade no setor. (Fonte: Super Canal)

Nenhum comentário: