quarta-feira, 4 de abril de 2018

SAAE PRESTA CONTAS AO POVO

O SAAE é uma autarquia municipal de Ipanema, que tem por função cuidar
do tratamento e distribuição de água
tratada e potável no município e, também, dos esgotos urbanos da cidade.
A atual diretoria, que tem na direção geral Inocêncio
Antonio de Assis empossada em janeiro de 2017
na gestão do Prefeito Municipal, Dr. Walter Paulo de
Oliveira, apresenta aos consumidores e ao povo em
geral o que foi a administração da entidade
e os resultados do período.


Quando da posse da atual administração foram anotados, em 31 de dezembro de 2016, os seguintes dados passados pela antiga diretoria, cujo balanço dava como Saldo de Caixa um total de R$ 5.125,60; Restos a pagar totalizando R$ 99.959,14 (incluídas as dívidas previdenciárias junto ao INSS referentes a novembro/dezembro e 13º salário do ano de 2016) em; Dívida Fundada de R$ 148.812,04 (incluídos PASEP e a Agência Nacional de Águas); uma dívida com o IGAM sem ser negociada de R$ 198.561,02.
Recebeu também, a atual administração, estoque de material no valor de R$ 232.307,12; a frota de veiculos com quatro motocicletas e quatro carretinhas e uma caminhonete Strada, todos em regular estado de conservação e um quadro de funcionários composto de 40 servidores entre efetivos e contratados.


Na atual gestão, mostrando competência e capacidade de gerir a empresa, em 31 de dezembro de 2017, o Saldo de Caixa foi de R$ 88.290,44; os Restos a Pagar de R$ 23.924,37 (referentes a dívidas com fornecedores); a Dívida Fundada foi de R$ 239.568,15 (incluidos o PASEP, INSS, Agencia Nacional de Águas); a Dívida com o IGAM está em fase de negociação e,  em 20 de julho de 2017 era de R$ 230.688,84; em estoque de material o SAAE somou R$ 165.577,49. A frota de veículos conta atualmente com  04 motocicletas, 04 carretinhas, 01 camionete Strada e 01 camionete Saveiro Robust. O quadro de funcionários foi qualificado e reduzido e atualmente é de 35 servidores entre efetivos e contratados, posição essa anotada em 30 de dezembro de 2017. 


Ao longo de todo o ano de 2017 muita coisa aconteceu para que a autarquia voltasse a funcionar bem e obter resultados positivos. O primeiro passo, em janeiro, foi reunir todo o quadro funcional e expor o perfil da nova administração e também a contratação de dois servidores para áreas estratégicas sendo um para  o atendimento e outroi para a função de fiscal leiturista.
No mês seguinte, em fevereiro, foi feito parcelamento das dívidas junto ao INSS de R$ 66.915,00, referentes ao ano de 2016. O parcelamento foi dividido em 42 prestações mensais.


Foi realizado em março o "3º Concurso de desenhos, Frases e Redações" envolvendo as escolas estaduais e municipais sediadas na área urbana. A finalidade dessa promoção do SAAE é levar aos alunos maior conhecimento e responsabilidade da importância da água na natureza e sua preservação pois, dela depende a sobrevivência humana, principalmente. Na ocasião foi lançado o selo comemorativo do Dia Mundial da Água, dia 22 de março, em parceria com  a agência local dos Correios. A obliteração ocorreu junto com a premiação do concurso sobre o tema. Autoridades religiosas, militares e civis se fizeram presentes. O prefeito Dr. Walter Paulo de Oliveira e o Coordenador Regional dos Correios, em Governador Valadares, Luciano Corrêa, estiveram presentes. Foi feita a entrega dos prêmios ao alunos vencedores.


Em maio, após firmado termo de compromisso com o CISAB Zona da Mata, foi parcelada dívida referente ao rateio de 2016, que não havia sido quitada pela administração anterior num total de R$ 17.518,62, em sete (07) parcelas mensais iguais de R$ 2.502,66 de junho a dezembro de 2017.


A Receita Federal fez notificação, em junho, sobre divergências entre Gfip x Gps compreendido o período  de junho de 2012 e dezembro de 2015. O SAAEfez os recálculos sobre os valores, apurando diferença a menor nos recolhimentos no total de R$ 87.144,50 sobre o principal, mais juros e correção. Como o valor era alto o SAAE recorreu ao parcelamento da dívida junto à Receita Federal e teve a solicitação aprovada em em 12 de junho, para pahamento em 42 parcelas.
Outra situação resolvida pela Autarquia foi em atendimento à reclamação trabalhista proposta pelos funcionários da ativa e que solicitava a inclusão das demais verbas remuneratórias no cálculo das vantagens de férias relativas ao período ano 2009 a 2012. Com o parecer favorável do Depto. Jurídico, foi autorizado o recáculo daquels valores e procedido o pagamento escalonado a grupos de funcionários nas Folhas de Pagamento de julho a novembro de 2017, atingindo um total de R$ 28.435,91. 


Em julho, com a política de proporcionar aos funcionários melhores condições de trabalho e vida social foi procedido adiantamento de 50% do 13º salário a todos os servidores, no dia 25, pago junto a folha do mês.


No mês de agosto muito trabalho, com a troca da tubulação de rede de abastecimento de água na Vila Vicentina, com cerca de 180 metros, substituindo canos de ferro por tubos de PVC de 60 mm;  substituição de 264 metros da rede adutora do Córrego do Tabuleiro no bairro Nova Cidade, substituindo tubos de amianto por PVC de 250 mm em parceria com o proprietário do loteamento.
Em atendimento a solicitação, o SAAE estendeu o pagamento das vantagens de férias feitas aos servidores da ativa do período de 2009 a 2012, também, a 03 (três) funcionários aposentados que tinham aquele direito, alcançando o valor de R$ 3.400,52.
Foi adquirida 01 camionete Saveiro Robust, 0 Km, no valor de R$ 48.000,00 com pagamento a vista, para uso da Diretoria no acompanhamento de obras, visitas às barragens de captação de água e viagens a serviço, otimizando tempo e economizando gastos com táxi.


Em setembro foi finalizada a rede de esgotamento sanitário no bairro “Vitor Hugo” com 432 metros de extensão onde foram utilizados tubos PVC de 150mm em parceria com a Prefeitura Municipal de Ipanema.


Em 25 de outubro, além, do pagamento normal dos salários, foi paga a segunda parcela do 13º salário aos funcionários. Foram adquiridas (03) três impressoras Brother, modelo DCP-L5502DN para serem usadas nos setores de Atendimento, Licitação e Divisão Administrativa. As mesmas substituiram as antigas cujo custo/benefício não compensava fazer manutenção.


Já em novembro foram adquiridos o software "Iservice" para uso de (03) três smartphones J5 que interligados ao sistema de contas funciona fazendo a ligação entre os funcionários de atendimento e ods que fazem atendimento externo. Com o sistema o funcionário recebe a demanda do cliente e transmite ao plantão que agiliza as providências necessárias, reduzindo o tempo no atendimento ao cliente. Com isso a eficiência foi melhorada e houve diminuição de custos com telefone e arquivo de paéis


Através da Prefeitura Municipal de Ipanema, foi firmado convênio com a FUNASA  no valor de R$ 907.846,97 visando a construção de um novo reservatório no terreno da ETA- Estação de Tratamento com capacidade de armazenamento de 1.000.000 litros de água tratada e a construção de rede de abastecimento de água para atender o chacreamento “Córrego do Tabuleiro”, no Km 02 da MG-111. 
A carta consulta que teve início em agosto de 2017 e após várias alterações na proposta inicial e juntada de documentação pertinente solicitada pela FUNASA teve seu “final feliz” no final do ano. A primeira parcela de R$ 181.569,39, correspondente a 20% do total da obra, já empenhada desde 08 de dezembro de 2017.


Além dos serviços normais de manutenção das redes de abastecimento de água e esgoto, no mês de dezembro de 2017, foram instalados mais de duzentos novos hidrômetros; realizadas manutenções nas adutoras dos córregos do Tabuleiro e Cobrador e instaladas 02 bombas para captação de água no Rio José Pedro. 
Para abrigar a Divisão de Operação, Manutenção e Expansão foi locado um imóvel com galpão na Rua Felipe dos Santos, em frente ao escritório do SAAE. O deslocamento da Divisão, que funcionava junto a Estação de Tratamento de Água na Rua Marechal Deodoro, ocorreu ainda em janeiro de 2018, aumentando com isso a segurança na área da ETA, com diminuição do fluxo de pessoas naquele local e redução de riscos de acidentes  com veículos e motos pela dificuldade de acesso ao amesmo. Além disso, com essa modificação, a centralização da Divisão no centro de Ipanema aumenta a eficiência e a rapidez no atendimento aos usuários do SAAE em benefício geral.


Já em 2018, foi realizada mais uma competição relativa ao Dia da Água nas escolas do meiuo urbano da cidade com distribuição de mudas de pau-brasil aos que se interessaram. Foi apresentada uma pequena peça teatral onde procurava mostrar para os alunos a im portância de preservar a natureza e as nascentes que dependem das florestas nque não poidem ser dizimadas. Foi contada uma historinha para a garotada que lotou a Praça Cel. Calhau, com mesmo tema.
O prefeito de Ipanema, Dr. Walter Paulo de Oliveira, o diretor do SAAE, Inocêncio Antonio de Assis, o químico responsável pela qualidade da água de Ipanema, Paulo Cesar, os representantes da Emater, Helder e Tarcísio... 



Veja a matéria publicada no Jornal DeBolso Online...


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