segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

que aconteça o melhor para Ipanema

 O POVO AGUARDA E COBRA

REALIZAÇÃO DE PROMESSAS

A falta de responsabilidade com o dinheiro público de administrações anteriores, fez com que o governo do período de 2017-2020 tivesse dificuldades na realização de obras que possam, melhorar a qualidade de vida dos ipanemenses, embora também tenha cometido erros ou equívocos... Muito pouco de bom tem acontecido com a cidade e  o município, por causa de más gestões. Senão, vejamos:


A Avenida Anchieta (que ninguém conhece como Dr. José Xavier Pinto) foi, primeiramente, "asfaltada" com uma "borra" de asfalto, como foi dito por um engenheiro de Manhumirim que cuidava de uma obra na cidade. Depois, ao perder o que era chamado de asfalto, foi novamente licitada e calçada com bloquetes sextavados. Mas, ainda assim, faltou ao governante da ocasião cumprir a promessa feita em reunião com moradores locais, de construir uma rede de esgotos e rede pluvial, coisa que não foi feita. 

A que existe foi feita pelos próprios moradores e quase já não comporta o volume que recebe das casas... O povo reclamou, mas de nada adiantou, e o governo daquela ocasião fez o que entendeu com os recursos que vieram para fazer uma obra decente para os moradores daquela avenida. 

A Praça Coronel Calhau, que alguns teimam em chamar de "Praça da Paz", está aos cacos. O calçamento que foi feito em anos anteriores está praticamente destruído e cheio de falhas e de buracos. O projeto elaborado para ser executado naquela administração, foi jogado de lado e fizeram a lambança que hoje se vê. Sem contar com os camelôs de brinquedos que eram colocados na grama da praça, transformando aquilo em "parque de diversões", tirando dali o que poderia ser o cartão de visitas da cidade...

Foi construído um prédio para abrigar um dos órgãos mais importantes para a população que é o CRAS. Só que foi feito quase à margem do rio Zé Pedro, considerada uma área de risco e, pior, a localização e, nas chuvas recentes, a água chegou a inundar parte do local . O que está destinado para ser o CRAS não está sendo usado para tal. Foi inaugurado, só para constar pois não há como ser utilizado. Imaginem uma mulher com dois ou mais filhos caminhar do Morro do Papagaio até o Km 86 da BR-474! Impraticável! Seria um sem número de acidentes, com certeza.






4 - Um PSF (Posto de Saúde da Família) começou a ser construído no Bairro Júlio Cintra. Foram gastas praticamente a metade das verbas destinadas à obra. Ela não foi terminada e o prefeito que terminou o mandato em dezembro de 2020 diz que não havia dinheiro para terminar, pois as verbas que foram alocadas para execução da mesma não foram encontradas quando assumiu a prefeitura...


5 - A "construção" de um Pronto Socorro ao lado do antigo Terminal Rodoviário de Ipanema, na saída da cidade. Obra que foi inaugurada com festa, foguetes e discursos e que não foi terminada. Estava servindo de almoxarifado da prefeitura. A parte baixa da obra está semiacabada, mas a parte superior está nos tijolos, a laje escorada e sujeita (de acordo com o próprio prefeito que saiu) a desmoronar. O prefeito quando assumiu o cargo em 2017, mandou fotografar toda a obra para documentar o estado em que encontrou o prédio que seria o pronto socorro. E verba para terminar... não há!


6 - A Casa de Cultura, um prédio que já passou por várias "reformas", continua lá, sem ninguém mexer. Há uma placa informando a verba, a empreiteira e quando a obra deve ser entregue, mas até agora continua lá, com material se estragando, e acabar mesmo que é bom, "neca de pitibiribis".


Como se pode notar, isso tudo é um pouco do que temos na cidade. A gestão anterior que também tem seus erros, a começar pela ausência do vice-prefeito que não aparecia na prefeitura desde que foi empossado. Mas, em conversa com ele (ex vice-prefeito e atual vice), disse que sempre se colocou à disposição do prefeito e que por diversas vezes procurou o Executivo e não foi recebido ou, quando o foi, ficou aguardando sem que fosse atendido. Por essa razão, segundo o atual vice-prefeito, não se sentia à vontade quando ia à prefeitura e, por essa razão, não aparecia por lá. Mas esteve sempre à disposição do prefeito - afirmou o então vice-prefeito.

Acusado de nepotismo (pelo menos três dos seus filhos trabalhavam na prefeitura) o prefeito que saiu não soube como se defender. Se pelo menos eles correspondessem à confiança do pai e se portassem tendo como exemplo o comportamento do próprio pai, talvez as críticas não fossem tantas. Um dos filhos do prefeito só saia às ruas acompanhado de dois seguranças, ao passo que o prefeito percorria a cidade inteira em seu carro particular, sem ninguém para lhe dar segurança. Outro saía de carro cometendo todo tipo de infração nas ruas da cidade! Mas ninguém tinha coragem de dizer ao ex-prefeito o quanto isso era ruim para a sua gestão política.

Mas, tem outro ponto: em 2020 aconteceram as eleições para prefeito e vereadores. E, ao que tudo levava a crer, mudanças aconteceriam pois o povo está mais politizado, mais consciente de seus direitos e deveres e já não aceita tanto as benesses oferecidas pelos candidatos para angariar votos. 
Alguns já falavam em gastar R$ 300 mil para conseguir uma cadeira na Câmara Municipal. E, o que foi que aconteceu? Uma grande renovação, novamente. Na última eleição, em 2016, a renovação foi de mais da metade dos membros da Casa. E podia ser repetida.. "Candidatos" já estavam por aí "trabalhando" suas candidaturas. Os que estavam lá e os que queriam chegar lá!

Poucos são os que realmente mostraram serviço, pois a maioria dos nossos edis estão mais preocupados com o salário que ganham do que apresentar um projeto que beneficie o cidadão que neles votou. Trabalham de maneira a garantir votos para se elegerem mas, preocupação com quem os colocou naquelas cadeiras, muito poucos se interessam.

Com relação às candidaturas para prefeito, tudo indicava que não teríamos mais uma vez só dois candidatos à prefeitura. E, de acordo com o zum-zum-zum que corria pela cidade os candidatos não estavam definidos para a contenda política em Ipanema. 

De um lado o ex-prefeito, Dr. Walter, estaria fechado com Alberto do Lilico para ser seu vice mas, a aproximação entre ambos estava falhando e Alberto estaria propenso a ser candidato a prefeito e não mais como vice de Dr. Walter. Mas, então, quem seria o vice do prefeito e quem seria o vice de Alberto?

Ventilou-se na cidade que o ex-prefeito (hoje prefeito) Dr. Julio, não seria o candidato e sim uma pessoa indicada por ele. Mas, nada de oficial. Aliás, Julio Fontoura vinha fazendo campanha há muito tempo, sempre acompanhado do (então vice) atual vice-prefeito, Mizinho, seu primo de sangue. Então, nada justificava se apressarem em dizer que ele não seria candidato. 

Comentava-se nas rodas de comentários políticos e de politiqueiros, como no Bar do Agis, por exemplo, onde o assunto POLITICA é uma constante e ali se fala de todos e de tudo sobre essa classe que, se todos fossem honestos, a começar pelos pequenos municípios (como o nosso), a coisa seria bem diferente em todos os cantos do país. Quem sofre mesmo é o povo, que paga seus impostos (altos por sinal!) e vê acontecer todo tipo de desmando.


Conversando com o ex-prefeito (Dr. Walter), ele disse que estava procurando junto aos deputados que dão sustentação ao seu governo, direcionar verbas para a realização de obras necessárias para o bem estar da população. 

Um ponto muito importante na administração de Dr. Walter, foi a canalização de esgotos que caíam no Córrego Roça Grande. Uma obra reivindicada por todos os que moram às margens daquele córrego. Onde antes corriam esgotos a céu aberto, hoje corre água clara e sem  o mau cheiro que antes havia naquele lugar. Para muita gente foi a "obra do século" pois saneamento básico é a base para que o povo tenha mais saúde e menos idas aos postos médicos, o que gera economia para o município.


A chegada de Julio Fontoura e Almir Kulhmann ao governo ipanemense, foi o resultado de uma eleição em que, pela primeira vez, concorreram quatro candidatos (Alberto/Gerciel, Jairo/Jober Jr, Dr. Walter/Dalton e Julio/Mizinho), cada um deles se dizendo o vencedor. Só que nas urnas o resultado foi a favor de Julio/Mizinho, que assumiram dia 1º de janeiro, em solenidade na Câmara Municipal de Ipanema, com a presença de todos os vereadores eleitos no pleito de 15 de novembro de 2020.

A promessa de Julio Fontoura, segundo amigos e correligionários, é não cometer os erros do passado e consertar o que foi feito errado e só fazer o que for o correto, que é o que se espera dele ou de qualquer político comprometido com o bem da população a qual ele representa.

Ao povo só resta mesmo aguardar, uma vez que, para consertar desmandos de outras administrações, tem o gestor que recorrer aos órgãos do Estado e da Federação para conseguir verbas para a realização das obras tão necessárias à população que acreditou no resultado das urnas . Só que na atual conjuntura, na situação em que o país se encontra por causa da pandemia, nem sempre estão prontos a colaborar! (Claudio Vianei)