sábado, 19 de fevereiro de 2022

19fev2022 - URGENTE: CARATINGA EM ALERTA!

Córrego transborda e causa apreensão

Confira a situação das residências na Rua Santo Antônio, bairro Santo Antônio, em Caratinga.

O córrego que corta o bairro transbordou e isso causa apreensão nos moradores do local.

A reportagem do site Super Canal, esteve no local ouvindo o que os moradores tem para reclamar da administração pública e o descaso das autoridades com o problema que vem se repetindo há tempos.

Fomos buscar informação e  tomamos conhecimento sobre um projeto de canalização do tal córrego. Veja...

Cronologia da canalização do
trecho do córrego Boa Vi
sta:

1 Imagem de satélite do trecho canalizado e pavimentado pela Prefeitura Municipal de Caratinga;

2 Fotografia da obra de canalização faltando o plantio da grama Esmeralda no talude voltado para o loteamento Esperança;

3 Dados de precipitação em Caratinga entre 20/09 até 16/11/2021 - 276 mm de chuva no período;

4 e 5 desmoronamentos decorrentes das precipitações;

6 Primeira recuperação dos taludes danificados pela chuva;

7 Dados de precipitação em Caratinga entre 16/11/2021 até 

   15/01/2022 - 491mm de chuva no período;

8 e 9 Desmoronamentos decorrentes das precipitações;

10 Segunda recuperação dos taludes danificados pela chuva.

Algumas considerações a fazer a respeito desta obra realizada pela Prefeitura Municipal de Caratinga:

1ª - Não adianta recuperar os taludes da obra de canalização do córrego Boa Vista se não garantir uma forma de escoamento da água pluvial, tanto no lado da rua Cel Antônio Saturnino quanto do lado do loteamento.

2ª - Em tempos de mudança climática grandes volumes de precipitação serão cada vez mais frequentes, neste caso as estruturas de drenagem fluvial existentes são insuficientes,  ou seja, nas próximas chuvas os taludes virão abaixo novamente. Terá uma terceira reconstituição da obra?

3ª - Pelas frestas e afundamentos encontrados no local é possível que o talude voltado pela Cel. Antônio Saturnino desabe por completo. Além do mais, na estrada não pavimentada em direção a Portelinha existe um afundamento perceptível que indica que a estrada está para desabar e o acesso a Portelinha e a Dom Lara ficará interrompida. 

Torçamos  muito para que não leve vidas.

FINAL DE SEMANA COM MUITA CHUVA EM MINAS

Costumo dizer que aqui em Ipanema somos privilegiados pois, mesmo com toda a chuva que tem caído, com todos os problemas que elas causaram em diversos municípios mineiros, nossa cidade quase não teve problemas. 


Os que tivemos foi ou por conta de obras mal feitas pelo poder público (e não é de agora) como pela força da natureza ou por irresponsabilidade de alguns, mas nada que terminasse em mortes, como aconteceu em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.


Assistimos, consternados, os horrores provocados pelos deslizamentos de terra em Petrópolis e, ao mesmo tempo, a população de Minas Gerais voltando a ser castigada pelas chuvas e sofrendo com os consequentes acidentes causados pela natureza. 



Nos últimos três dias, de acordo com informações oficiais, pelo menos quatro pessoas morreram soterradas, elevando para 30 o total de óbitos relacionados aos temporais em todo o estado. 



Mais de cinquenta por cento dos municípios mineiros decretaram situação de emergência neste período chuvoso, enquanto o número de desalojados e desabrigados também sobe.
Nas estradas que fazem ligação com Ipanema e outras cidades da região como a BR-474 e a MG-111, aconteceu quedas de árvores e de barreiras o que faz elevar riscos. 







O momento ainda é de alerta para os mineiros, pois teremos mais um fim de semana de precipitações fortes em várias regiões, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Por aqui, nada de muita preocupação mas isso não quer dizer que não se deve tomar todo o cuidado. Mesmo muito, é pouco, consideremos.




                                                               (Claudio Vianei - 19fev2022)