sexta-feira, 13 de abril de 2018

Ministra do Supremo Tribunal Federal, assume a Presidência do Brasil

Cármen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal, assume hoje, sexta-feira, dia 13 de abril, a Presidência
do Brasil, enquanto o presidente Michel Temer estiver viajando. Ela terá o importante papel de assumir o
Planalto por dois dias pois, pelas leis eleitorais,
Rodrigo Maia não pode assumir.

Um fato, entretanto, chama atenção, uma vez que Cármen Lúcia, logo ao assumir, se encontrará com o ministro da Defesa, o general Joaquim Silva e Luna e a advogada-Geral da União, Grace Mendonça. O motivo da reunião não foi revelado e ainda não sabe-se se ocorrerá no gabinete do Supremo ou no Palácio do Planalto.



Cármen Lúcia foi a responsável por dar o voto de minerva no julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula da Silva. Com o recurso negado, o ex-presidente foi preso pela Polícia Federal no último dia 7 de abril.




Diversos militantes do Partido dos Trabalhadores jogaram tinta vermelha no prédio em que ela tem sua residência, localizada em Belo Horizonte,  assustando os moradores e causando terror. Na ocasião, Cármen não estava no apartamento.

Carmen Lúcia também mantem uma forte decisão a respeito de prisões após condenação em segunda instância. Cármen negou o pedido defesa de Lula que tentou colocar em pauta a rediscussão do caso.
O desejo dos advogados é que os ministros tratem novamente da questão e mudem o entendimento, dessa forma, Lula poderia se livrar da cadeia rapidamente. O assunto foi tratado em 2016 pelos ministros do STF, quando  estabeleceram que prisões após condenação em segunda instância podem acontecer.
Mesmo pressionada de diversas formas,tanto pelos seus colegas da Corte, advogados e partidos políticos, Cármen mostrou-se firme em suas decisões.


O petista foi condenado pelos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4° Região em 12 anos e um mês de cadeia. Lula é acusado de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Outros processos circulam na Justiça contra o ex-presidente. Lula se tornou o primeiro político a ocupar o mais alto cargo no governo sendo preso por crime comum. A defesa de Lula busca recursos parar tentar tirar o petista o mais rápido da cadeia.
(Fonte: Noticias Brasil Online)

Ir para o Jornal DeBolso