quarta-feira, 28 de março de 2018

Dom Paulo Mendes Peixoto, assume a diocese de Formosas


O Papa Francisco nomeou o Bispo de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, para assumir temporariamente a diocese de  Formosas no Estado de Goiás, o Bispo Dom José Ronaldo que foi preso junto com outros cinco sacerdotes acusados de desvios de dinheiro da diocese e de algumas paróquias.
Dom Paulo é natural de Caratinga e foi sacerdote e pároco de Ipanema, Minas Gerais, e foi ordenado Bispo assumindo a diocese de São José do Rio Preto, em São Paulo. 
Lá ele afastou três sacerdotes envolvidos com irregularidades de ordens diversas. Atualmente Dom Paulo está na diocese de Uberaba.
Dom Paulo tem como características marcantes  a sai simplicidade e humildade. É conhecido por tomar decisões enérgicas no combate ao desvio de  conduta de padres a na defesa da Santa Igreja Católica.
Na quinta-feira, dia 22 de março, o bispo dom José Ronaldo Ribeiro prestou depoimento no Ministério Público de Formosa (Foto: Minervino Junior/CB/D.A Press)

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã desta quarta-feira, dia 21 de março, que o Papa Francisco nomeou o arcebispo de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, Administrador Apostólico da Diocese de Formosa, no estado de Goiás.
Dom Paulo escreveu uma nota de esclarecimento para todos.

Esclarecimento:
“Neste dia 21 de março o Papa Francisco me nomeou Administrador Apostólico da Diocese de Formosa, no Estado de Goiás.  Fico feliz pela confiança, mas preocupado com os desafios que, certamente, terei que enfrentar. Ainda não conheço nada da realidade, a não ser o que tem sido transmitido pelos meios de comunicação.
A Igreja está preocupada com a realidade da Diocese de Formosa, que estava até ontem sem administrador e, por isso, começa agora um novo caminhar, com minha presença, até que seja nomeado um novo Bispo Diocesano. Continuo Arcebispo de Uberaba, apenas dando atenção ao pedido do Santo Padre neste momento.
Minha disposição é para dar àquele povo de Formosa, até o momento muito abalado, mais esperança e confiança na sua prática cristã. Por isto, convido a todos, o clero e a comunidade diocesana de Formosa, a unirem-se em torno de Cristo, Pastor dos Pastores.”
Uberaba, 21 de março de 2018
Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba e
Administrador Apostólico de Formosa.

Fonte: Jordana Moreira
Assessora de Imprensa da Arquidiocese de Uberaba