terça-feira, 8 de agosto de 2017

Resumindo o que aconteceu até julho

RESUMO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

25jul2017 - A Justiça Federal no Distrito Federal suspendeu o reajuste das alíquotas do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a gasolina, o diesel e o etanol, anunciado pelo governo na última quinta-feira (20). O juiz Renato Borelli, da 20ª Vara Federal de Brasília, entendeu que o reajuste é inconstitucional, por ter sido feito por decreto, e não por projeto de lei. Para Borelli, o contribuinte “não pode ser surpreendido pela cobrança não instituída e/ou majorada por lei”, sob pena de ser lesado em seus direitos fundamentais.


25jul2017- O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que revisa as decisões do juiz federal Sergio Moro em segunda instância, decidiu nesta terça-feira manter bloqueados os bens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado a nove anos e meio de prisão na Lava Jato pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O relator da Lava Jato no TRF4, desembargador João Pedro Gebran, considerou que o mandado de segurança, recurso dos advogados de Lula para tentar reverter o bloqueio dos bens, só deve ser concedido quando houver risco de “perecimento de um direito”, o que, para Gebran, não é o caso. Ao contrário do que afirmam os defensores do petista, o relator da Lava Jato na segunda instância entende que não há risco à subsistência de Lula porque ele recebe auxílio financeiro por ter sido presidente da República. “O pedido de provimento judicial precário esbarra na ausência de urgência. Não socorre o impetrante a alegação genérica de que a constrição é capaz de comprometer a subsistência do ex-presidente, que recebe o auxílio que lhe é devido em decorrência da ocupação do cargo de presidente da República”

24jul2017-Os familiares de Márcio Vieira de Amorim, de Santana do Manhuaçu, mais conhecido como “Márcio do Táxi”, estão à sua procura pois, desde a noite de sábado, dia 22 de julho... Márcio foi visto pela ultima vez, por volta das 20 horas, quando estava na praça central em Santana e de acordo com informações teria sido contratado para uma viagem até a cidade de Caratinga. A partir daí, não tiveram mais informações dele. O taxista estava em um veiculo Fiat Palio de cor vermelha, 4 portas e placas PUG-8200.. Os familiares estão angustiados em busca de informações sobre ele.

23jul2017 - Na manhã de sábado, dia 22, a Polícia Militar Rodoviária registou um acidente no Km 57 da BR- 474, no município de Pocrane. De acordo com o registro policial, o motorista de 25 anos seguia pela rodovia sentindo Ipanema/ Aimorés, quando próximo ao trevo de Centenário, perdeu o controle da direção do veículo, um Gol, ao realizar uma curva, cruzou a pista, chocou-se contra a cerca e caiu numa ribanceira de aproximadamente sete metros, em seguida o veículo pegou fogo e ficou totalmente incendiado. O motorista, com ferimentos na cabeça, foi socorrido para o PA de Ipanema.

22jul2017 - A Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer promoveu no dia 23 de julho, domingo, o “I Ipanema Bike Fest”. A iniciativa contou com apoio da Prefeitura Municipal e da Star Bike. A intenção é valorizar essa prática crescente da bike esportiva, que vem ganhando adeptos em todo o Brasil.

10jul2017- Um vigilante de nome Leonardo e um cabo da Polícia Militar de Minas Gerais de nome Marcos, ambos de 37 anos, foram assassinados por criminosos que tentavam assaltar dois bancos, em Santa Margarida, na Região da Zona da Mata, em Minas Gerais, na manhã de segunda-feira, dia 10 de julho. Um vigilante do Sicoob também foi ferido pelos bandidos.

08jul2017-Duas mulheres entraram em uma loja no centro da cidade (em Ipanema) e roubaram um celular que estava na vitrine da loja, saindo logo a seguir...; Flagradas pelas câmeras do estabelecimento as imagens foram divulgadas na internet, nas páginas sociais.. Horas depois as ladras foram identificadas e descoberto o paradeiro delas, ambas foram presas e encaminhadas para Caratinga para as providências de praxe, uma vez que a delegacia de Ipanema só funciona com a presença do delegado uma vez por semana. Devido a isso as ocorrências registradas no município são encaminhadas para a Regional em Caratinga. Apesar de flagradas, de acordo com as nossas leis, elas foram liberadas e chegaram em casa primeiro do que o comerciante que foi roubado.

***

27jun2017 - Em pronunciamento, presidente acusou Janot e disse que acusação era ilação... Em resposta a Temer, PGR diz que atuação é técnica e que denúncia contra presidente não deixa dúvida... Em uma nota divulgada nesta terça-feira, dia 27 de junho, a Procuradoria-Geral da República afirmou que a atuação do procurador-geral Rodrigo Janot é "técnica" e que a denúncia contra Michel Temer, presidente da República, protocolada na segunda-feira, dia 26, não deixa dúvida quanto à prática do crime de corrupção passiva. A nota é uma resposta de Janot ao pronunciamento do presidente que fez acusações ao procurador-geral e tratou a acusação como "ilação".

***
Imprensa internacional destaca denúncia de corrupção contra presidente Temer...
A denúncia de corrupção passiva contra o presidente da República Michel Temer encami-nhada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta segunda-feira foi destaque na imprensa internacional.
***

27jun2017 - A rede britânica BBC destacou na manchete de sua página principal a notícia de que o presidente brasileiro Michel Temer foi acusado pelo procurador-geral do país de aceitar subornos. A BBC lembrou que a acusação segue a divulgação da gravação da conversa entre o peemedebista a o empresário Joesley Batista. “Temer negou ter feito algo errado e prometeu provar sua inocência”, escreveu a BBC.

Imprensa internacional destaca denúncia de corrupção contra Temer...
A denúncia de corrupção passiva contra o presidente da República Michel Temer encaminhada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta segunda-feira foi destaque na imprensa internacional. .

26jun2017 - A Paróquia de Santo Antonio encerrou as festividades do mês de junho com a festa junina, já tradicional, com barracas com comidas típicas da ocasião como canjicão, caldo de feijão com canjiquinha, pasteis fritos na hora, leilões e até o sorteio de uma leitoa entre os que compraram os números para concorrerem. Além das quadrilhas da APAE e dos jovens do EJC, houve também o trança-fitas, também com jovens da comunidade. O pároco, Padre Eguinaldo, que aniversariou no dia seguinte ao da festa, participou ativamente de toda a comemoração, com animação e carinho com os fiéis e amigos que fez desde que chegou a Ipanema.

22jun2017 - Um acidente na altura do KM 343, da BR 101, em Guarapari, envolvendo um ônibus de viagem da Viação Águia Branca, uma carreta e duas ambulâncias interditou os dois sentidos da via nesta quinta-feira, dia 22. A interdição aconteceu próximo ao trevo do município. Foram confirmados 21 mortes e mais de vinte vítimas levadas para hospitais com diversos ferimentos.

***
“Bora, bora, você é um bicho. Você é um jumento, seu gordo!” O ex-soldado Darlan Menezes Abrantes imita a fala dos oficiais que o instruíam na academia quando ingressou na Polícia Militar do Ceará, em fevereiro de 2001. “Às vezes, era hora do almoço e os superiores ficavam no meu ouvido gritando que eu era um monstro, um parasita. Parecia que tava adestrando um cachorro. O soldado é treinado pra ter medo de oficial e só. O treinamento era só mexer com o emocional, era pro cara sair do quartel igual a um pitbull, doido pra morder as pessoas. Como é que eu vou servir a sociedade desse jeito? É ridículo. O policial tem que treinar o raciocínio rápido, a capacidade de tomar decisões. Hoje se treina um policial parece que está treinando um cachorro pra uma rinha de rua”, reflete.

Muita gente reclamando que, com tantas farmácias na cidade, apenas uma fica de plantão. A sugestão é que fiquem abertas, de plantão, pelo menos duas farmácias, sendo uma em cada ponta da cidade. Há pessoas, por exemplo, que saem da Vila do Belim à procura do plantão e tem que ir lá na Av. Sete de Setembro, perto da Escola Imaculada Conceição. E situação idêntica acontece com quem mora na Praça da Capelinha. Fica difícil... Que tal olhar para isso, senhores donos de farmácias?

22mar2017 -  O SAAE, na pessoa de seu diretor presidente Inocêncio Antônio de Assis e sua equipe promoveram III Concurso de Desenhos, Frases e Redações, uma vez que a intenção foi a de conscientizar, principalmente, as crianças e os jovens da importância de fazer o bom uso da água, por uma sériede razões. A água, sem a qual o ser humano não vive, pode um dia acabar, se nada for feito para preservar as nascentes e o povo e o povo não aprender a usa-la racionalmente... Mais >>>

A antiga Cadeia Pública de Ipanema, que está desativada há mais de cinco anos deve passar por reforma e ser ativada ainda este ano, segundo o prefeito Dr. Walter comentou com o repórter Claudio Vianei. Por causa da sua desativação todas as ocorrências policiais registradas na cidade tem que ser enviadas para Caratinga, causando com isso um grande transtorno para todos. O delegado foi deslocado para a Regional em Caratinga, e só vem a Ipanema uma vez por semana e, com isso, a cidade fica sem a autoridade policial para resolver os problemas que aqui acontecem.

RUA DO CLETINHO ESTÁ RUIM
Moradores pedem socorro
Um morador escreveu aqui para o nosso Jornal DeBolso dizendo o seguinte:
"Posso pedir pra você por uma foto no seu jornal? Aí, às vezes, você postando eles mandam uma máquina pra passar aqui arrumando a rua...
A Rua do Cletinho, fica no Bairro do Eugênio, próximo à Pastoral da Criança e está com muitos buracos, a rede de água e esgoto estão descobertos... Já pedimos aos encarregados pra mandar uma máquina só pra tapar os buracos, dar uma arrumadinha, né!
Aqui tem moradores aqui de mais de idade e as ruas do jeito que estão para eles é um perigo dobrado Acho que se postar aí eles ficam com vergonha e mandam uma máquina para arrumar as ruas. O pessoal daqui também votou e na hora, quando a gente a pede uma máquina, aí não pode mandar pra arrumar a rua? Acho que não fica caro pra eles fazer esse serviço aqui na rua!"Os moradores enviaram fotos do lugar e aí estão. Pedem que a prefeitura tome uma providência bem rápido pois idosos, principalmente, correm risco de se acidentarem naquelas ruas.

Um grupo de homens se reúne todos os dias, desde a manhã bem cedinho até altas horas da noite em frente a um dos bares mais conhecidos da cidade. Ali eles dormem, urinam, bebem cachaça o dia inteiro, sem contar que pedem dinheiro a todos que passem por eles... O vereador Josil da Silva disse em entrevista ao Programa Rádio Alegria que uma de suas metas é a criação de uma casa de recuperação para dar abrigo e cuidar desse povo que tanto necessita de atenção e cuidado, que é obrigação do governo... Mas, será que isso vai ser possível e resolveria o problema?


Prefeitura de Ipanema convoca blocos carnavalescos da cidade.
Este ano o carnaval vai acontecer no último fim de semana de fevereiro, e a Prefeitura de Ipanema, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, emitiu no dia 18, um comunicado, convocando todos os que representam os blocos carnavalescos da cidade, pois a administração municipal pretende resgatar o carnaval tradicional da cidade com o desfile de blocos como já foi feito anos passados, a volta das marchinhas e outros gêneros genuinamente carnavalescos.
A convocação, de acordo com o comunicado, é para "todos os representantes dos blocos carnavalescos de Ipanema, que pretendam realizar apresentações no carnaval 2017, para comparecerem na sede da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, localizada no prédio da prefeitura (Avenida Sete de Setembro, 751-A) para participarem do planejamento dos festejos carnavalescos do município. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 8 às 16h."
A Prefeitura atende no horário das 8 às 16 horas e o telefone para informações é o 3314-1406

FEBRE AMARELA
Nós do Jornal DeBolso, procurando manter informados aqueles que nos acompanham, fomos procurar detalhes sobre o que está acontecendo com relação à Febre Amarela, que vem causando mortes em nossa região e, em particular, em Ipanema. Conversamos com a Secretária Municipal de Saúde, Cristiane, e ela nos passou as informações que estão na entrevista que fizemos com ela (clique aqui e veja a entrevista). Entrevistamos também o Ernesto, Coordenador de Epidemiologia da Regional de Manhumirim, para o programa Rádio Alegria (ouça)

ALERTA EM CARATINGA
Caratinga está em estado de alerta com o surto de Febre Amarela que atinge cidade. Cinco mortes foram confirmadas na região com suspeitas da doença e técnicos estão mobilizados para investigar os focos de origem da doença na região. Cinco mortes são atribuídas à febre amarelas casos de pessoas que morreram são provenientes da região da divisa entre os municípios de Caratinga, Imbé de Minas e Ubaporanga. Os pacientes estavam internados no Pronto Atendimento Microrregional da cidade.

O pastor Valdemiro Santiago foi atacado por um fiel durante um culto na manhã de domingo, dia 8, na Igreja Mundial do Poder de Deus, no Brás, em São Paulo. Valdemiro realizava o culto quando o ajudante-geral Jonatan Gomes Filho, 20 anos, o esfaqueou nas costas e no pescoço. O ajudante-geral foi contido por seguranças da igreja, preso e indiciado por tentativa de homicídio por motivo fútil, de acordo com o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Civil... Em vídeo gravado no hospital ao lado de sua esposa, a bispa Franciléia, publicado na página do Facebook da igreja, o pastor tranquilizou os fiéis dizendo que perdoa o criminoso. Mas, na verdade, tudo não passou de uma grande armação!

O Ministério da Saúde comunicou na tarde de sexta-feira, dia 6 de janeiro, a Organização Mundial de Saúde a suspeita de um surto de febre amarela no País. Até o momento, foram contabilizados 12 casos suspeitos da infecção, com cinco mortes. Os registros foram feitos nas cidades mineiras de Ladainha, Malacacheta, Frei Gaspar, Caratinga, Piedade de Caratinga e Imbé de Minas... As cidades estão localizadas em uma região considerada de risco para febre amarela. O Ministério da Saúde destacou uma equipe para fazer a investigação dos casos. Não há ainda prazo para que resultados dos exames que comprovem ou descartem a febre amarela sejam divulgados... O Ministério da Saúde foi comunicado sobre as mortes na noite de quinta-feira, dia 5 de janeiro.

Maria Christina Mendes Caldeira, temendo pela própria segurança, está pedindo asilo nos Estados Unidos, onde se encontra desde o dia 5 de janeiro. Ela é ex-mulher do ex-deputado federal Valdemar Costa Neto.

O ano de 2016 teve menos mortes por raios do que a média dos últimos 20 anos, segundo as projeções do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De acordo com o levantamento anual, o número de vítimas desse tipo de acidente deve ficar abaixo dos 70 casos neste ano.

O final de ano e o início das férias de janeiro são sempre períodos de fluxo intenso nas estradas, e, portanto, é preciso redobrar a atenção ao volante, principalmente com as chuvas. De acordo o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv), a falta de atenção e a imprudência continuam sendo as principais causas de acidentes de trânsito nas estradas mineiras.

Para saber detalhes destas notícias vá para o  Jornal DeBolso
*** ***