sexta-feira, 17 de junho de 2022

16jun2022 - Ipanema e a Festa do Queijo 2022

Teve início ontem, dia 16 de junho, a "12ª Festa do Queijo" com muita gente vindo de outras cidades e estados para apreciar a atração maior que é o queijão que na última edição, em 2018, ultrapassou 2.200 quilos, marca que deve ser superada este ano.

Criado no primeiro governo de Julio Fontoura, quando o queijo atingiu cerca de 800 quilos, produzido pela CAPIL até o final do segundo de JF, e de lá até os dias atuais várias vezes o recorde vem sendo quebrado. espera-se  nova marca este ano.

Além do queijo, há ainda números que devem ser mudados com o maior doce de leite da Nhá Nair e a maior queimadinha que é produzida pelo laticínio Delbom.

Em princípio, como foi divulgado, o queijo seria produzido pelo Delbom e chegou-se a publicar no Facebook uma foto do presidente da República, Jair Bolsonaro, com um queijo na mão e a logo do laticínio. Uma montagem que publicamos no nosso Jornal O POVO News. Na verdade, uma montagem infeliz de quem a fez. Dias após, o Laticínio Dois Irmãos fez uma outra publicação onde afirmava que o queijo seria produzido por ele... 

Uma promessa antiga do prefeito foi cumprida com a instalação de um bebedouro para os taxistas (e com agua gelada!). Resta saber até quando vai ficar intacto, sem que alguém destrua mais um bem da cidade.

Banheiros da Praça Coronel Calhau foram restaurados e receberam nova pintura, agora com imagens de mineiros famosos como JK, Milton Nascimento, Carlos Drummond de Andrade e mulheres de fama como Paula Fernandes, Fernanda Takai e  Adélia Prado...

Nos dois primeiros anos do mandato do Dr. Walter Paulo de Oliveira, a "Festa do Queijo" foi realizada na área da Casemg onde o espaço foi bem distribuído e, durante as festas não anotou qualquer ato que diminuísse a segurança de quem frequentava o local. Depois veio a pandemia e no ano seguinte foi feita apenas a distribuição de queijos à população, mas sem a tradicional festa e não houve anotação de novos recordes, que podem ser quebrados neste sábado, dia 18 de junho.

Um esquema foi montado para que o trânsito pudesse fluir no centro da cidade, uma ver que a avenida principal ficou interditada para a montagem de palanques e barracas. Para isso a participação da Polícia Militar foi fundamental pois deu cobertura com viaturas e policiais para manter a ordem er a segurança do povo.

No início da festa, a primeira atração musical ficou por conta de um grupo de músicos de Ipanema liderada pelo cantor e músico Nilsinho do Forró, auto denominado "O rei das cavalgadas" por suas apresentações nas cavalgadas nas cidades vizinhas e mesmo em Ipanema.

De acordo com divulgação feita pelo prefeito Julio Fontoura estão confirmadas as presenças de várias autoridades para a festa entre deputados, candidatos vários e, inclusive, a presença do governador do Estado, Romeu Zema.

Aventou-se a possibilidade da presença do presidente da República, Jair Messias  Bolsonaro, depois que o prefeito foi a Brasília levar pessoalmente o convite ao mandatário maior do país.

As chances da sua vinda a Ipanema são poucas mas, como não se tem conhecimento de sua agenda pessoal e nem se estará por perto em alguma movimentação e, quem sabe, chegar até à cidade e participar da Festa do Queijo de 2022.

Vários comentários ouvimos pela cidade sobre a montagem do que foi chamado de praça de alimentação em frenter à Matriz de Santo Antonio. Várias pessoas comentaram sobre a quebra da tradição do tapete que sempre foi feito em frente à igreja e neste ano a prefeitura achou de fazer algo que impediu de ser feito o tapete.

Segundo apuramos, foi informado ao pessoal da igreja que a frente da matriz ficaria livre pois haveria missa campal, que não aconteceu.

Não há dúvidas que a apresentação ficou bonita, mas, detalhes estragaram parte da festa do padroeiro da cidade.

Com isso o tapete por onde a procissão passaria teve que mudar toda a programação da paróquia. Mesmo assim, a procissão não deixou de ser realizada, com centenas de  católicos participando desde a Matriz até a capela de Nossa Senhora da Graças - a "Capelinha".

Veja mais fotos: