Acompanhe o JB por e-mail

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Movimentada a eleição para Conselho Tutelar

Candidatos ao cargo de Conselheiro Tutela em Ipanema tiveram bem mais trabalho que anos anteriores. Muitos usaram as redes sociais para pedir votos e alavancar a campanha para sua eleição.
O diferente desta vez foi que o eleitor só podia votar em um candidato (das outras vezes podia se votar em até cinco) e ficou bem mais democrático.

Em Ipanema a eleição aconteceu no domingo, dia 6, na Escola Municipal, no prédio onde funcionam as faculdades EAD. As filas davam a entender que o povo está mais consciente e mais participativo nas coisas da comunidade e foi votar, apesar de não ser obrigatório.

Não houve tumulto e notamos que não havia a diferenciação de quem é ou deixa de ser classe A, B ou C na cidade. O que se viu foi gente de poder aquisitivo alto votando, assim como quem tem uma renda mínima ou indefinida.

Como já dito, a mobilização, que começou a internet nas últimas semanas, foi chamada por alguns votantes de “efeito Bolsonaro”: a polarização do país chegou até os Conselhos Tutelares, com campanhas para eleger conselheiros conservadores ou progressistas. Foi, realmente uma campanha "a la Bolsonaro", onde todos tiveram as mesmas oportunidades de se divulgar e lutar pela sue eleição.

Os Conselhos Tutelares são responsáveis por zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes. Os eleitos no domingo, dia 6, terão mandato de quatro anos, muito o que aprender e trabalhar com vontade para melhorar a qualidade de vida e a segurança do menor e do adolescente. Na avaliação de quem votou e observou a mobilização foi mais significativa neste ano do que na eleição de 2016, a mais recente.

A eleição este ano envolveu não só lideranças comunitárias participando, mas também partidos políticos envolvidos, igrejas dando "uma força". Então, é normal e natural que se tenha movimentos organizados a cada vez que você tem um papel mais importante a ser destacado.

O que se pode notar nesta eleição do Conselho Tutelar é que ela vem ganhando força a cada nova eleição. Vimos a mobilização, a quantidade de pessoas indo votar. Ao que tudo indica, embora não tenhamos os números de votantes, parecia ter mais gente do que quatro anos atrás, na última eleição.

Em algumas cidades a eleição, neste ano, foi feita com assessoria do Tribunal Regional Eleitoral e urna eletrônica em todas as cidades com mais de 300 mil habitantes nos estados.

Para votar era preciso levar documento de identidade e título de eleitor, o que gerou confusão em alguns lugares. Em Ipanema não houve confusão e todos votaram com tranquilidade.

Divulgados os nomes dos eleitos. Veja:

Esta matéria está também no Jornal DeBolso Online



Encontro Nacional de Motociclistas em Ipanema


No dia 23 de agosto, chegaram os primeiros motociclistas em Ipanema e logo pela manhã, após os cumprimentos formais entre eles e os da cidade que os recepcionaram, levaram personagens da histórias em quadrinhos até à Escola Municipal da Rua Santos Dumont, ao lado do prédio antigo da Prefeitura.





As crianças se divertiram com a presença do "Coringa Bonzinho", o "Homem de Ferro" e o "Capitão América", que deram conselhos sobre não soltar pipas com cerol ou linha chilena, respeitar os professores e responderam perguntas.






Quiseram saber o que fazer para ser motociclista, se pode empinar a moto, se pode correr muito, entre outras... A seguir foram tirar fotos com os personagens e receberam uma surpresa com distribuição de pipocas!

Enquanto isso, na Praça Cel. Calhau eram montadas barracas, a sonorização e os detalhes para a colocação das bandeiras das equipes que forem chegando para a festa.

A abertura oficial do Encontro aconteceu no sábado quando foram apresentadas as equipes e suas bandeiras e foi a noite mais esperada de todos com muito rock e animação.

Polícia Militar a postos e o comandante Tem. PM Flávio estava lá apoiando seus subordinados e, junto com eles, participando das patrulhas e segurança do evento na praça.

Dia 24, durante o dia, os bares, lanchonetes, sorveterias e restaurantes da cidade estiveram lotados o tempo todo e podia se ver a amizade que rola entre todos os que participam desse tipo de evento. Os hotéis de Ipanema, salvo engano, não tinham vagas e muitas casas foram alugadas por temporada, tal a importância desse Encontro Nacional de motociclistas em Ipanema.

A Organização do Encontro foi especial assim como os que acreditaram na realização dessa festa que trouxe gente de todos os cantos do país e que, muitos ainda não conheciam.

Vale ressaltar que a Secretaria de Saúde que colocou uma ambulância à disposição, com enfermeira a postos e motorista, e outras secretarias não mediram esforços para colaborar com o bom andamento da festa, colocando eletricistas, pessoal da limpeza, como apoio ao evento.

NR: Sem citar nomes para não cometer injustiça, vai daqui no Jornal DeBolso Online os parabéns a todos os que de alguma forma colaboraram para que o Encontro tivesse o sucesso que teve. Veja matéria no www.jornaldebolso.com/.
                                                      (Claudio Vianei)