O bambu pode enterrar o plástico de vez?
Lembra quando estava na escola e sua professora mostrava aqueles vídeos das praias cheias de garrafas e sacolas que levariam séculos para se decompor?
Parece que pesquisadores chineses acharam uma solução para isso — e ela está no bambu.
Um grupo de cientistas da Northeast Forestry University desenvolveu um novo tipo de plástico biodegradável, feito a partir da celulose do bambu
O material é tão resistente quanto o plástico comum, mas se decompõe completamente no solo em apenas 50 dias.
O processo envolve mergulhar o bambu em uma mistura de cloreto de zinco e ácido fórmico, que “desmonta” suas moléculas. Depois, entra em cena o etanol, que reorganiza tudo em uma estrutura mais densa e flexível.
O resultado é um material forte, moldável e reciclável, capaz de resistir a temperaturas acima de 180 °C e, ainda assim, desaparecer no solo em menos de dois meses.
Todos os anos, o planeta produz mais de 400 milhões de toneladas de plástico, e a maior parte ainda acaba em aterros ou oceanos. (Imagem: James Freeman | Alamy)
Amazônia: 5.796 km² desmatados
A Amazônia teve 5.796 km² desmatados entre agosto de 2024 e julho de 2025, o que representa uma queda de 11% na perda de áreas verdes em comparação aos 6.288 km² perdidos nos 12 meses anteriores.
Os dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que esta é a menor taxa registrada em 11 anos e vem em uma sequência de quatro anos de queda.
No entanto, os pesquisadores alertam que houve um aumento expressivo da degradação florestal, no qual a área perde cobertura vegetal de forma progressiva, sem chegar a ser totalmente derrubada. (g1)
Cultura
O CCBB do Rio acaba de abrir a exposição Manguezal, que explora o bioma a partir de diferentes pontos de vistas artísticos com 50 trabalhos de 25 artistas retratando o Brasil de diferentes gerações, como Lasar Segall, Hélio Oiticica, Uýra Sodoma e Celeida Tostes.
Também no Rio, Marisa Monte estreia o show Phonica acompanhada de sua banda e uma orquestra de 55 músicos. Em São Paulo, Lia Rodrigues Companhia de Danças lança seu novo espetáculo Borda no Sesc Pinheiros, enquanto o Theatro Municipal apresenta a ópera Macbeth, de Giuseppe Verdi, dirigida por Elisa Ohtake. (Meio)
Netflix: lança segundo trailer de Stranger Things
A Netflix lançou o segundo trailer da 5ª temporada de Stranger Things, com mais detalhes sobre a saga final. No vídeo, Vecna está de volta e determinado a invadir o mundo real, enquanto Demogorgons massacram os soldados que colocaram Hawkins em quarentena, mas os heróis Max, Lucas, Eleven, Will, Hopper e companhia trabalham para acabar com o vilão de uma vez por todas. A temporada final terá oito episódios, sendo que o Volume 1 com os quatro primeiros ficam disponíveis em 26 de novembro, os três seguintes (Volume 2) em 25 de dezembro e o episódio final de duas horas na véspera de Ano Novo. (Variety)
Cotidiano Digital
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse que a China aprovou a venda do TikTok, após o encontro entre Donald Trump e Xi Jinping.
A ByteDance, dona do aplicativo, manterá menos de 20% da operação nos EUA, e o algoritmo será controlado por uma nova empresa com maioria americana no conselho. A lei americana exige a venda até janeiro de 2025, mas o prazo foi estendido até 20 de janeiro.
O Ministério do Comércio chinês confirmou que o tema será tratado “adequadamente”. Apesar dos avanços no acordo, ainda há resistência no Congresso americano a um eventual licenciamento do algoritmo chinês. (Reuters)
WhatsApp: usuários poderão recuperar seus backups
Em uma medida para tornar a restauração de conversas mais simples e segura, o WhatsApp permitirá que usuários recuperem seus backups criptografados sem precisar memorizar senhas ou armazenar chaves de 64 caracteres.
A nova forma de acesso usará biometria de impressão digital e reconhecimento facial, ou o próprio código de bloqueio do celular anterior e será liberada nas próximas semanas, segundo a Meta. A criptografia ponta a ponta em backups foi lançada em 2021, mas exigia métodos considerados pouco práticos por parte dos usuários. (TechCrunch)
Provedores de Internet
A Anatel ordenou a exclusão do cadastro de milhares de provedores de internet fixa que não regularizaram sua outorga a partir de quinta-feira, dia 30.
As empresas que não obtiveram autorização formal se tornarão clandestinas, o que configura crime conforme a Lei Geral de Telecomunicações, e poderão ter seus links cortados, embora a agência diga que suspensões levarão em conta serviços públicos em andamento, como hospitais ou delegacias.
Segundo estimativas, cerca de 23% dos 22 mil provedores brasileiros possam ser afetados. A medida resulta da recente mudança regulatória que encerrava a dispensa de outorga para pequenas prestadoras com até 5 mil clientes. (UOL)
.jpg)