terça-feira, 16 de junho de 2020

Os registros da semana

REGISTRANDO

Claudio Vianei
Claudio Vianei
Quando é para criticar, vamos às críticas, mas quando se tem algo para registrar de bom para o município, temos que usar o mesmo tipo de medida: é ruim, a gente marca em cima e se é bom, por que não registrar?
Assim é que na terça-feira vimos chegar à nossa cidade duas retroescavadeiras adquiridas pela atual administração, que tem à frente o médico Dr. Walter Paulo de Oliveira que, na sua humildade, quando perguntamos sobre as máquinas, disse simplesmente que "é dinheiro do povo voltando para ele", sem vangloriar do feito. Difícil ouvir isso de um gestor municipal. A maioria estaria soltando foguetes, colocando banda para tocar, fazendo churrasco (com carne dura) para mostrar as máquinas chegando. Quase não conseguíamos fotografar o prefeito perto das máquinas, mas conseguimos!
Segundo o prefeito, breve deverá chegar para o município um caminhão compactador de lixo, que muita falta faz na coleta da cidade.











===
A horta municipal, segundo meu padrinho Fernando Cowboy, já está sendo trabalhada e serão plantadas mais de duas mil mudas de verduras de diversas qualidades para atender ao povo. Vale lembrar que ano passado foram colhidos centenas de pés de alface, repolho, couve, cebolinha e outras verduras e legumes. A própria comunidade do Morro do Papagaio participa e ajuda na manutenção da horta. Muito bom saber disso!

===
Flagrei, pela manhã, uma turma da prefeitura lavando e higienizando a Rua Arthur Bernardes, com um caminhão pipa e jatos fortes de água para limpar a rua e afastar possíveis focos de insetos inoportunos. 




















===
Faleceu dia 9 de junho e foi sepultado na manhã de terça-feira, dia 10, o senhor Olerindo, antigo vendedor de verduras na cidade em sua bicicleta. Estava bastante doente e não resistiu. O velório foi no Salão do Benoni. Muita gente compareceu. Sepultamento no Cemitério Municipal... Aglomeração inevitável, né...














===
Comércio em Ipanema abrindo só após o meio dia. Mercados, mercearias, padarias, farmácias e alguns chamados "essenciais" também abriram suas portas o dia todo. Nas lojas ninguém entra sem as máscaras, mas nas ruas muita gente sem o uso delas, ou o uso inadequado, colocando a mesma no pescoço ao invés de no nariz! Cuidado, gente!

===
Liberados seis das 16 pessoas contaminadas pelo covid-19 em Ipanema. Todas elas foram (e as que estão em tratamento) curadas através do protocolo do Ministério da Saúde, usando, inclusive, o medicamento cloroquina. A afirmação foi feita pelo prefeito Dr. Walter, à nossa

reportagem.

===
Inaugurado mais um posto de combustíveis em Ipanema. Agora é na Rua Jardyr Silva e o proprietário é o Jalmir, o mesmo do Djalma Acabamentos. A concorrência é forte nessa área com o Roni, Deildo, Lobato e agora o Jalmir... Vamos torcer para que os combustíveis sejam de boa qualidade e os preços idem!




















===
O pré-candidato a prefeito de Ipanema, Alberto do Lilico (na foto com o vereador Adriano) teria contratado um marqueteiro para a sua campanha. Segundo eu soube (não por ele) o contratado é de Caratinga, mas não tem boa fama por lá! Olho vivo, Alberto!




















===
Moradores do Bairro São Francisco aguardando com entusiasmo o calçamento de ruas do bairro. Promessa de campanha de outros governos e só agora começando a acontecer. Embora contentes com isso, por outro lado cobram as escrituras de seus terrenos pois, desde a compra e até agora, nenhum deles tem escritura do que pagaram. 




















===
Equipes da Saúde, com a  cooperação da Polícia Militar, estão fazendo barreiras sanitárias nas entradas da cidade. Registramos. As barreiras sanitárias estão atuando nas entradas de chegada a Ipanema. Na chegada de quem vem da direção de Aimorés e Pocrane; outra na chegada de quem vem de Manhuaçu e cidades daquela região; mais uma na entrada de quem chega de Caratinga, com equipes munidas de termômetro para medir a temperatura das pessoas que chegam e borrifador de cloro nos pneus de carros e motos que chegam à cidade.
Alguém disse que "depois de a porta arrombada colocaram tranca", mas é melhor colocar a tranca do que deixar a porta aberta, né?!


























































===
Prefeitura de Mutum, através da Secretaria Municipal de Saúde, informando o primeiro caso de morte ligado ao coronavírus (covid-19). Segundo o informe, a paciente de 53 anos procurou a UPA do município com febre alta, falta de ar, diarreia e cansaço e no teste rápido foi constatado positivo para o covid-19, sendo então transferida para o HCL em Manhuaçu e encaminhada para a UTI COVID daquele hospital. Ela veio a óbito no dia 10 de junho, mesmo dia em que foi internada. Na foto, divulgada em página social, a vítima aparece  no círculo em branco.























===
A Igreja Católica comemora o dia de Corpus Christi, todos os anos com um tapete desenhado ao longo da Avenida Sete de Setembro, por onde passa, sempre, a procissão que é puxada pelo pároco da cidade, desta vez o Pe. Ely. Só que este ano, no dia 11 de junho, devido ao coronavírus (o Covid-19), não aconteceu nem o tapete e nem a procissão. Os fiéis, então, colocaram à frente de suas casas pão, vinho, flores e velas acesas para a passagem do padre abençoando cada família.
Na rua Duque de Caxias, como exemplo, foram colocados o pão, vinho, flores e velas e aguardou-se a passagem do carro com o pároco.


















===
Siga-nos também no nosso site www.jornaldebolso.com

Nenhum comentário: