![]() |
| Foto: Evaristo Sa/AFP |
A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viu interrompida sua ascensão de quatro meses consecutivos. Segundo pesquisa Genial/Quaest (íntegra) divulgada agora há pouco, a avaliação positiva de Lula recuou de 48% para 47%, enquanto a reprovação avançou na mesma medida, de 49% para 50%.
Estratégia para punir o crime organizado no Brasil
Mesmo com o Planalto enfraquecido na área da segurança, o relator do projeto de lei antifacção, o deputado e secretário licenciado de Segurança de São Paulo, Guilherme Derrite (PP), não resistiu às pressões. Após um dia inteiro de reuniões e idas e vindas, ele anunciou que vai manter as prerrogativas da Polícia Federal no combate ao crime organizado e retirar do seu parecer (íntegra) as mudanças previstas na Lei Antiterrorismo. Derrite, porém, não deu o braço a torcer. “O que você chama de recuo, eu chamo de estratégia. Estratégia para punir o crime organizado no Brasil”, afirmou aos jornalistas. (Meio)
======
Formulação afasta o MP das apurações
Para o especialista, essa formulação afasta o MP das apurações. “A Constituição já atribuiu ao Ministério Público o controle externo das polícias, não era necessário que uma lei ordinária repetisse isso. Ao meu sentir, mantém o MP fora das investigações”, afirmou. (Estadão)
======
Hugo Motta: "O objetivo é buscar “convergência”...
Já o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que pretende colocar em votação ainda hoje o projeto do Marco Legal da Segurança Pública contra o Crime Organizado. Segundo ele, o objetivo é buscar “convergência” entre os parlamentares antes da deliberação em plenário. “No processo legislativo, temos que ter a capacidade de buscar convergência, principalmente para os grandes temas”, disse Motta, o responsável, em última instância, pela escolha de Guilherme Derrite para a relatoria do texto. (CNN Brasil)
======
A medida faz parte de um pacote voltado à valorização dos agentes de segurança pública e foi recebida com entusiasmo pela categoria. Segundo o governo, o aumento busca compensar as perdas inflacionárias acumuladas ao longo das últimas duas décadas.
Com o novo valor, o estado pretende melhorar as condições de trabalho e reforçar o reconhecimento aos profissionais que atuam na linha de frente da segurança. O reajuste deve entrar em vigor ainda este ano, após os trâmites administrativos.
======
Sabia dessa?
Com 30 km de comprimento e uma largura que varia de 700 metros a 3,7 km, esse estreito liga o mar Negro ao mar Mediterrâneo, divide a cidade de Istambul em duas partes - e mais impressionante: marca a fronteira natural entre a Europa e a Ásia.
Além do impacto geográfico e cultural, o Bósforo tem enorme importância estratégica, sendo um passo obrigatório para países como Rússia, Ucrânia e Geórgia acessarem o Mediterrâneo. Controlar essa passagem significa influenciar rotas comerciais e militares há séculos.
Um estreito... com peso de gigante.
======









Nenhum comentário:
Postar um comentário