Problemas financeiros e relacionamentos
Um ditado antigo dizia que, se a falta de dinheiro entra pela porta, o amor sai pela janela. Essa sabedoria popular propõe que o estresse causado por dificuldades como problemas financeiros ou desemprego pode muitas vezes afetar os relacionamentos amorosos.
A boa notícia é que é possível não deixar o problema financeiro virar um problema de relacionamento mediante uma prática simples e agora largamente disseminada: A meditação.
E o caminho está na técnica conhecida como meditação da mente alerta, a prática de permanecer no momento presente, concentrando-se no agora e aceitando pensamentos e emoções sem julgamento, mas deixando-os passar, sem cair ou ruminações sobre o passado ou preocupações com o futuro.
Depois de entrevistarem mais de 400 casais em dificuldades financeiras, pesquisadores constataram que os casais que demonstraram maior atenção plena relataram não apenas maior confiança em seus relacionamentos, mas também uma melhor qualidade geral do relacionamento: Eles sentiam-se mais fortes não apenas como parceiros românticos, mas também como pais que compartilham a criação dos filhos.
Os casais que demonstraram maior atenção plena relataram não apenas maior confiança em seus relacionamentos, mas também uma melhor qualidade geral do relacionamento. Eles relataram sentir-se mais fortes não apenas como parceiros românticos, mas também como pais que compartilham a criação dos filhos.
Mulheres dão o tom da relação
Tanto homens quanto mulheres relataram que, quanto mais confiantes se sentiam em manter o relacionamento, maior era a qualidade dele. No entanto, a atenção plena teve efeitos diferentes no relacionamento entre homens e mulheres.
Quando as mulheres relataram maior atenção plena, seus parceiros homens demonstraram maior confiança no relacionamento. Por outro lado, quando os homens apresentaram maior atenção plena, não houve efeito sobre a confiança de suas parceiras.
"Pesquisas anteriores sugerem que, nos relacionamentos, as mulheres costumam ser o termostato. Suas ações e percepções geralmente têm o maior impacto em como ambos os parceiros percebem o relacionamento," explicou Evin Richardson, da Universidade da Geórgia (EUA).
"Em nossa sociedade, espera-se que as mulheres carreguem grande parte do custo do relacionamento e, muitas vezes, relatam maior consciência sobre a qualidade da relação. Observamos que as mulheres se envolvem com mais frequência em diferentes materiais para melhorar seus relacionamentos, como a leitura de livros de autoajuda sobre relacionamentos ou a audição de podcasts sobre o tema. Elas estão definindo qual será o tom da relação," acrescentou Richardson. (Redação do Diário da Saúde)
Checagem com artigo científico:
Artigo: The Associations Between Trait Mindfulness, Relationship Efficacy and Interparental Relationship Quality for Couples Receiving Support Services: A Dyadic Data Analysis
Autores: Evin Winkelman Richardson, Ted G. Futris
Publicação: Child & Family Social Work
DOI: 10.1111/cfs.70046

Nenhum comentário:
Postar um comentário