Na cidade de Conceição de Ipanema a água do Rio José Pedro (o mesmo que corta outras cidades da região) o povo ficou assustado com a rápida elevação do nível do rio.
Dali, de Conceição de Ipanema, os demais municípios começam a se prevenir pois com a subida do nível ali, serve de termômetro para os demais se prevenirem com o que pode acontecer. Pois os municípios que podem ser invadidos pela chuvas são Pocrane, Taparuba, pois ou são cortados por ribeirões, córregos ou mesmo o Rio José Pedro que podem causar estragos.
Ipanema, que está no meio desse caminho (entre Conceição de Ipanema e Pocrane) tem o privilégio de estar em situação bastante confortável em se falando de enchentes, pois está bem maios alta que as margens do rio e os alagamentos que acontecem são, a maioria, em loteamentos sem infraestrutura adequada e que causa essa situação.
Os casos que se tem conhecimento são apenas daquelas pessoas que tem suas casas à beira do rio e que poucas são afetadas quando o nível das águas sobe muito.
A Avenida Sete de Setembro ficou alagada e com a água chegando às portas das lojas, pois a maioria de imóveis na avenida é de pontos comerciais. Os pontos que mais foram notados foi na altura da atual "rodoviária", e as águas chegaram a invadir umas garagem subterrânea, causando transtornos.
Na altura do número 950 (e próximos) a água faltou pouco para adentrar nas lojas comerciais. Mesmo assim ainda houve quem perdesse bastante itens como móveis, roupas e utensílios domésticos perdidos.
A passagem do bairro Nova Cidade para o São Francisco, com a força das águas, foi totalmente destruída com o transbordar do córrego que passa por aquele lugar. A força da Natureza foi bem maior do que a barreira que foi colocada para impedir o estrago que acabou acontecendo. As imagens dão uma mostra do que aconteceu e o estado em que ficou a passagem.
Já a cidade de Pocrane, distante cerca de 35 km de Ipanema, foi bastante afetada pela enchente dos últimos dias 10 e 11, com boa parte do município e, principalmente, na área urbana, onde ruas se transformaram em verdadeiros rios, a tal ponto de carregar uma pessoa, como mostra um vídeo publicado nas redes sociais. Veja as fotos...
Estradas foram interrompidas, pontes destruídas e a cidade debaixo d'água. Muitos perderam tudo que tinham (de móveis, utensílios domésticos, roupas e outros pertences
Em Pocrane as águas invadiram praticamente toda a cidade e alguns córregos como na Barra da Figueira. Lá as casas foram, quase todas, tomadas pelas águas da chuva que caiu na quinta-feira, dia 10.
Nenhum comentário:
Postar um comentário