Venezuela acusa os EUA de
tentarem derrubar Maduro.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na quinta-feira, dia 27, que ofensivas terrestres contra o narcotráfico na Venezuela devem começar “muito em breve”.
Durante uma conferência com militares, Trump afirmou que o tráfico de drogas por mar está diminuindo. Agora, segundo ele, os EUA passarão a impedir também o transporte de entorpecentes por terra, considerado por ele “mais fácil”. “Alertamos eles a pararem de enviar veneno para o nosso país”, acrescentou. O presidente não deu mais detalhes de como serão as operações por terra, nem quando elas ocorrerão.
A declaração amplia a escalada verbal dos últimos dias. Na terça (25), Trump já havia dito que estava disposto a lidar com a Venezuela do “jeito difícil”, caso necessário.
A bordo do Air Force One, o presidente foi perguntado por que consideraria conversar com Nicolás Maduro, apesar de afirmar que o líder venezuelano chefia uma organização terrorista.
“Se pudermos salvar vidas, se pudermos resolver as coisas do jeito fácil, seria bom. E se tivermos que fazer isso do jeito difícil, tudo bem também”, respondeu.
No início da semana, o governo dos EUA incluiu o Cartel de los Soles na lista de organizações terroristas. Washington afirma que o grupo, supostamente liderado por Maduro, atua no envio de drogas ao país.
A Venezuela nega as acusações, e especialistas contestam a própria existência do cartel.
======
Prejuízo de R$ 26 bilhões aos cofres públicos
Uma megaoperação realizada na manhã de quinta-feira, dia 27, teve como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão contra 190 alvos ligados ao Grupo Refit, dono da antiga refinaria de Maguinhos, no Rio de Janeiro, e dezenas de empresas do setor de combustíveis. As informações são da Globonews e site G1.
O Grupo Refit, comandado pelo empresário Ricardo Magro, é considerado o maior devedor de ICMS do estado de São Paulo, o segundo maior do Rio de Janeiro e um dos maiores da União.
Segundo os investigadores, o esquema causou em prejuízo de R$ 26 bilhões aos cofres estaduais e federal. Os alvos da operação são suspeitos de integrarem uma organização criminosa e de praticarem crimes contra a ordem econômica e tributária e lavagem de dinheiro.
Os mandados são cumpridos em cinco estados - São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Maranhão - e no Distrito Federal.
Batizada de Poço de Lobato, a ação mobiliza 621 agentes públicos, entre promotores de Justiça, auditores fiscais da Receita Federal, das secretarias da Fazenda do município e do estado de São Paulo, além de policiais civis e militares.
A operação foi deflagrada pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Estado de São Paulo (Cira-SP) e conta com a participação da Receita Federal, Ministério Público de São Paulo, Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de SP, Secretaria Municipal de Fazenda de SP, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, Procuradoria-Geral do Estado de SP e polícias Civil e Militar.
======
Trânsito parado:
Ontem à tarde, por volta das 15h, uma carreta apresentou falha mecânica, ficou parada na pista e interditou um dos sentidos da BR-116, em Caratinga. Alguns motoristas se disseram revoltados com o fato e teve até quem esbravejasse contra o acontecido, mas nesse momento há que se ter paciência. Com certeza o motorista do caminhão não ia querer problemas com seu carro. Aconteceu, fazer o quê? Procurar socorro e resolver o problema para liberar a pista.
======
PM faz "Operação Guardião em Caratinga"
Um homem de 37 anos, monitorado pela PM, foi preso no Morro da Antena um dia após grande operação. Com ele foram encontrados pinos de cocaína, porções de maconha, pedras de crack, rádios comunicadores e até um binóculo. Esse foi o material localizado pela Polícia Militar durante mais uma ação no Morro da Antena, em Caratinga, nesta quarta-feira.
Segundo a PM, todos os itens são utilizados para facilitar o tráfico de drogas e o monitoramento da movimentação policial na região.
Durante a verificação do local, os militares prenderam um homem que, de acordo com o 62º Batalhão, era considerado um alvo monitorado pela inteligência da corporação.
Apesar de não estar na lista dos 46 suspeitos presos durante a "Operação Guardião" realizada ontem no bairro Esperança, ele já era acompanhado pelas equipes devido ao envolvimento com o crime.
O sargento Willian, do Tático Móvel, explicou que o detido é o mesmo suspeito que participou de um roubo na avenida Dário Grossi, mostrado recentemente em reportagem do Super Canal. Na ocasião, dois indivíduos - um deles armado - abordaram um motociclista que chegava ao trabalho, levaram a moto e ainda atingiram a vítima com uma coronhada antes de fugir.
O policial destacou que o trabalho continua mesmo após o encerramento da Operação Guardião. As ações seguem intensificadas no bairro Esperança e também em outras áreas da cidade, com novas abordagens, monitoramento de alvos e cumprimento de diligências.
O homem preso e todo o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Caratinga.
======
Repórter do SBT é vítima de assalto
enquanto aguardava para entrar ao vivo
A repórter do SBT, Fabíola Corrêa, foi vítima de um assalto à mão armada nesta quinta-feira, dia 27, enquanto produzia uma reportagem no bairro Capão Redondo, zona sul de São Paulo. A equipe aguardava para fazer uma entrada ao vivo no programa "Alô, Você".
Um homem em uma moto abordou a jornalista e a equipe e, com um revólver, exigiu o celular de Fabíola e a senha para desbloquear o aparelho. O cinegrafista Michel Mendes tentou registrar o rosto do criminoso, mas foi ameaçado e recuou. O homem fugiu.
======
Adolescente morre após bater
de bicicleta em muro de casa
Moradores do bairro contaram para a Polícia Militar que Mayke Lyan Silva Krull estava descendo o morro da rua Tumiritinga em alta velocidade e não conseguiu fazer a curva ao tentar virar na rua Ibituruna. Com o impacto, a roda dianteira da bicicleta ficou danificada.
O SAMU foi acionado, mas quando a equipe chegou no local para fazer o atendimento médico, Mayke já estava morto.
A Polícia Civil esteve no local do acidente para os trabalhos periciais e constatou que o adolescente sofreu traumatismo craniano, uma possível lesão no pescoço e cortes na barriga.
======
![]() |
| Foto: Evaristo Sá/AFP |
Menos de uma semana depois de o Brasil sediar a COP30, o Congresso impôs um retrocesso inédito nas políticas de proteção ambiental na história recente do país.
Em sessão conjunta, deputados e senadores derrubaram uma série de vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao chamado “PL da Devastação” e restauraram dispositivos que flexibilizam o licenciamento ambiental, criticados pelo Planalto e por entidades ambientalistas.
Com a decisão, volta a valer a autorização para que empreendimentos de baixo e pequeno impacto obtenham licenças por adesão e compromisso (LAC), processo simplificado que, segundo o governo, pode beneficiar obras com risco relevante, como barragens de rejeito. Também foi restabelecida a dispensa de licença ambiental para obras de saneamento básico até o cumprimento das metas de universalização.
Parlamentares ainda retomaram trechos que isentam manutenção de rodovias de licenciamento, liberam atividades rurais em áreas com problemas jurídicos e restringem consultas a povos indígenas e quilombolas apenas a terras homologadas ou tituladas. Houve também redução de proteções para matas primárias e secundárias da Mata Atlântica. (g1)
Com a derrubada dos vetos, Alcolumbre elevou a pressão sobre o Palácio do Planalto e passou a cobrar cargos estratégicos em troca de abrir caminhos ao governo na Casa.
Segundo aliados e integrantes do governo, ele quer o comando de órgãos como Banco do Brasil, Banco do Nordeste (BNB), Cade e CVM. Lula está disposto a conceder parte do espaço pedido, já que seu o foco é garantir a aprovação de Jorge Messias para o STF.
A sabatina está marcada para 10 de dezembro, e o presidente pretende conversar pessoalmente com Alcolumbre nos próximos dias para tentar assegurar apoio.
O presidente do Senado queria a vaga para seu antecessor, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e a indicação de Messias detonou seu rompimento com o governo. (Metrópoles)
Mas o Planalto ainda não aceitou a derrota nos vetos. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que o governo estuda alternativas como decretos, portarias e ações no STF para tentar reverter trechos restabelecidos pelo Congresso, que ampliam flexibilizações no processo de licenciamento.
Gleisi lamentou o resultado da votação e afirmou que o governo já vinha tentando negociar mudanças com o Legislativo havia meses. O embate reacendeu a disputa entre setores econômicos e ambientalistas após a retomada de pontos da proposta considerada um retrocesso por organizações da área. (UOL)
Já as empresas de infraestrutura comemoraram. Embora criticado por ambientalistas, o projeto recuperou trechos considerados fundamentais pelo setor privado, como a dispensa de licenciamento para obras de manutenção em rodovias já pavimentadas e para dragagens em portos e hidrovias. (CNN Brasil)
Leonardo Sakamoto disse que “Deputados e senadores esperaram o fim da COP30, a cúpula do ONU sobre o clima, em Belém, para ajudar quem busca o lucro fácil em detrimento da coletividade”. (UOL)
Já a Vera Magalhães complementou com: “A facilidade de arregimentar maiorias e impor derrotas, algumas delas amargas, ao governo pode dar aos presidentes da Câmara e do Senado a impressão de que saem vitoriosos dos embates, mas a conta de perdas e ganhos com a manutenção desse ambiente não é tão simples como parece.” (Globo)
======
Operação da Receita Federal
Pressionado pela operação da Receita Federal para desmontar um esquema bilionário de sonegação e lavagem de dinheiro no setor de combustíveis ligado ao Grupo Refit, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), tirou da gaveta o projeto o projeto que pune devedores contumazes.
O texto, que teve a urgência aprovada pelo plenário há 28 dias, diferencia inadimplentes eventuais de empresas que estruturam esquemas de sonegação. Ele também anunciou os relatores de medidas contra fraudes no setor de combustíveis. (Globo)
A operação da Receita contra o Grupo Refit cumpriu 126 mandados de busca em cinco estados. A empresa é apontada como o maior devedor contumaz do país, com mais de R$ 26 bilhões em débitos. As investigações mostram que o grupo movimentou mais de R$ 70 bilhões em um ano por meio de importadoras, distribuidoras, postos e uma rede de empresas financeiras e offshores que ocultavam os beneficiários das fraudes, além de ter importado R$ 32 bilhões em combustíveis entre 2020 e 2025, muitos deles com falsa declaração. (CNN Brasil)
======
“É a lei”...
O PL suspendeu as funções partidárias e a remuneração do ex-presidente Jair Bolsonaro, após a perda de seus direitos políticos decorrente da condenação no Supremo Tribunal Federal. A sigla informou que cumpre exigências previstas na Lei dos Partidos Políticos e em decisões da Justiça Eleitoral.
Segundo o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, a suspensão “é a lei”. Bolsonaro, que ocupava o cargo de presidente de honra do PL e recebia salário como dirigente político, fica impedido de exercer qualquer atividade na legenda enquanto durarem os efeitos da condenação criminal. (g1)
Bolsonaro (foto) recebeu nesta quinta a visita de seu quarto filho, Jair Renan. Segundo ele, seu pai teve uma nova crise de soluços nesta quinta-feira e precisou ser atendido na cela da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde está preso desde sábado. Segundo relatos da defesa e dos filhos, o quadro se intensificou durante a madrugada e foi acompanhado de episódios de refluxo. A família relata que Bolsonaro tem se alimentado pouco e está emocionalmente abalado. (Globo)
======
Viver
A implementação da tarifa zero nos ônibus de 706 cidades brasileiras em 2026 custaria R$ 78 bilhões, segundo estudo divulgado nesta quarta-feira pela Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero. O valor representa um aumento de cerca de 20% em relação ao custo atual do sistema, estimado em R$ 65 bilhões.
O cálculo inclui apenas o transporte por ônibus. Metrôs e trens, que somam cerca de R$ 15 bilhões ao ano, ficaram fora da projeção. Coordenado pelo Instituto de Ciência Política da UnB o estudo defende que a principal fonte de financiamento do novo modelo seria a reformulação do vale-transporte.
A criação da chamada Contribuição para a Disponibilização do Transporte Público (CTP) poderia gerar R$ 80 bilhões, valor suficiente para cobrir a operação.
Críticos apontam dificuldades na implementação, risco de repasses aos salários, entraves à formalização e falta de transparência nos custos das empresas. Já defensores dizem que a tarifa zero traria ganhos sociais, econômicos e ambientais, ampliando deslocamentos e reduzindo desigualdades. (Folha)
======
Versões manipuladas de medicamento
A Polícia Federal deflagrou uma operação contra uma rede de profissionais de saúde, clínicas e laboratórios suspeitos de produzir ilegalmente versões manipuladas do medicamento Mounjaro, usado para emagrecimento.
Foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. Segundo a PF, o grupo fabricava tirzepatida - princípio ativo do Mounjaro - em larga escala, sem autorização sanitária ou licença de patente, operando como se fosse a própria indústria farmacêutica.
O esquema teria movimentado laboratórios clandestinos e vendido os produtos sem controle de qualidade. Carros de luxo, relógios e até aviões registrados em nome de laranjas foram apreendidos. O principal alvo é o médico baiano Gabriel Almeida, que atua em São Paulo e comercializava o “tratamento” pelas redes sociais. (g1)
======
O tradicional prato de arroz,
feijão, carne e salada é completo
Publicado no Estadão que quem segue uma alimentação baseada em “comida de verdade” não precisa se preocupar obsessivamente com proteínas, vitaminas, minerais ou fibras. A avaliação é de Marion Nestle, uma das maiores especialistas em nutrição do mundo, que esteve no Brasil e elogiou a culinária local. Para ela, o tradicional prato de arroz, feijão, carne e salada é completo, mas a questão central, diz, é a quantidade consumida.
Aos 89 anos, doutora em biologia molecular, mestre em saúde pública e professora emérita da Universidade de Nova York (NYU), Marion critica a influência da indústria alimentícia nas políticas públicas dos EUA e no aumento da obesidade infantil.
Segundo a pesquisadora, empresas multibilionárias dificultam a vida dos pais ao convencer crianças de que precisam de produtos feitos “especialmente para elas”, quase sempre ultraprocessados.
======
NOTAS POLICIAIS
Pelotão de Ipanema apreende maconha em obra
Na manhã de segunda-feira, dia 17, a Polícia Militar, por meio do Pelotão de Ipanema, apreendeu significativa quantidade de drogas na Rua Dr. Jardyr Silva, região central da cidade, após receber denúncia de que teria drogas em uma construção.
A Polícia Militar apreendeu uma sacola plástica localizada na entrada da construção, contendo entorpecentes e uma balança de precisão. Durante a ocorrência, os militares levantaram suspeita de autoria, mas até o momento este não foi localizado. O material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para continuidade das investigações.
Materiais apreendidos:
01 balança de precisão (cinza, funcionando); 01 barra de maconha; 15 buchas de maconha; 17 tabletes de maconha.
======
A Polícia Militar, recebeu informações de que um indivíduo estaria praticando atividade ilegal envolvendo fauna silvestre e mantendo em sua posse materiais proibidos em uma fazenda na zona rural de Taparuba, no Córrego Santa Rosa.
Durante a verificação no local, os militares encontraram uma casa abandonada onde foram apreendidos diversos itens irregulares, entre eles:
✔️ 04 objetos do tipo utilizados para disparo
✔️ 12 unidades de material perfurante
✔️ 06 redes de pesca
O suspeito não foi localizado e todo o material recolhido foi encaminhado à Delegacia de Ipanema para as demais providências.
A Polícia Militar reforça seu compromisso com a proteção da fauna, da flora e da ordem pública, atuando firmemente contra atividades ilegais no meio rural.
======
Autor de furto é detido pela PM em Ipanema
Pensando não ser encontrado por ter furtado uma bicicleta Monark, cor vermelha, quadro baixo, com cadeado e corrente e uma bicicleta Monark, cor verde, barra circular
As vítimas compareceram ao Quartel da Polícia Militar em Ipanema relatando que tiveram suas bicicletas levadas de suas respectivas garagens.
Após análise das imagens do sistema de videomonitoramento, os militares conseguiram identificar o indivíduo responsável pelos furtos.
Durante as diligências, a equipe policial localizou o autor, que foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil em Caratinga para as demais providências.
======
Motos com irregularidades foram recolhidas
Durante patrulhamento na Rua Antônio Joaquim, no Distrito de Taquaral, em Pocrane, a equipe da Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do 62 Batalhão, identificou um condutor circulando sem capacete e com uma motocicleta equipada com descarga irregular.
Após a abordagem, verificou-se também que o veículo estava com documentação desatualizada e que o condutor não possuía habilitação.
Logo em seguida, os militares visualizaram outra motocicleta estacionada nas proximidades. Durante a conferência dos dados, foi constatada divergência entre a placa afixada e o registro original do veículo, caracterizando veículo com sinal de identificação adulterado.
Diante das irregularidades, ambos os veículos foram removidos ao pátio credenciado e as devidas medidas administrativas foram adotadas. (Fonte: Sgt PM David)
======










Nenhum comentário:
Postar um comentário