Imóvel desaba no bairro Maria da Glória e
mobiliza Bombeiros e Defesa Civil em Caratinga
Na noite desta quinta-feira, dia 5, um imóvel desabou na rua Almiro de Freitas Valadares, no bairro Maria da Glória, em Caratinga. A equipe de jornalismo do Super Canal esteve no local acompanhando de perto a situação.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil foram acionadas e estiveram na área realizando o isolamento do local e as análises preliminares.
Em conversa com o diretor da Defesa Civil, Juarez Izaltino, ele informou que, por volta das 17h de ontem, a Defesa Civil esteve no endereço após ser acionada pela moradora, que relatou o desmoronamento de parte do meio-fio. Segundo Juarez, como a moradora estava sem as chaves do imóvel, naquele momento não foi possível realizar uma vistoria completa no local.
No momento do desabamento, os moradores já haviam deixado o imóvel por receio de que algo mais grave pudesse acontecer. Ninguém ficou ferido.
A Defesa Civil informou ainda que, nesta sexta-feira (6), será realizada uma nova análise, com um trabalho técnico mais detalhado, para avaliar os reais danos causados pelo colapso da estrutura.
Após a primeira avaliação feita pelo Corpo de Bombeiros Militar, foi solicitado que uma família, moradora nas adjacências do imóvel que desabou, deixasse a residência. De acordo com o Cabo Arilson, parte do muro da casa foi atingida, o que representa risco à segurança dos moradores.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar reforçaram o alerta para que moradores de imóveis próximos fiquem atentos a qualquer sinal de avanço do colapso, já que novas áreas podem ser afetadas. As equipes seguem monitorando a situação para garantir a segurança da população. (SC)
======
MANIFESTAÇÕES CAUSAM SUSPENSÃO DA
CIRCULAÇÃO DO TREM DE PASSAGEIROS DA VALE
A circulação do trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas foi suspensa nesta segunda-feira (02/02), nos dois sentidos, após uma manifestação iniciada no domingo (01/02), em Resplendor, no Leste de Minas Gerais.
O protesto ocorreu contra a retomada da captação de água do Rio Doce para abastecimento das cidades de Itueta e Resplendor. Segundo a Vale, o trem que seguia para o Espírito Santo no domingo permaneceu parado na ferrovia por várias horas devido à ocupação dos trilhos. Durante a noite, a empresa organizou ônibus para transportar os passageiros até seus destinos.
Em nota, a Vale informou que a circulação foi suspensa por questões de segurança e que os passageiros podem remarcar o bilhete ou solicitar reembolso no prazo de até 30 dias. As solicitações devem ser feitas pelo canal Alô Vale, pelo telefone 0800 285 7000. Segundo a empresa, medidas estão sendo adotadas para garantir a liberação da via e o funcionamento seguro da ferrovia.
Os protestos começaram após moradores de Itueta e Resplendor serem informados, por meio de ofício, sobre o fim do abastecimento emergencial por caminhões-pipa, mantido desde o rompimento da barragem de Mariana, em 2015. Com isso, o abastecimento de água será retomado diretamente a partir do Rio Doce.
As comunidades alegam falta de diálogo e pedem a divulgação detalhada das análises, a realização de auditorias independentes e a participação popular antes de qualquer decisão relacionada à água consumida.
A Copasa informou que recebeu da Samarco a notificação sobre o encerramento do abastecimento emergencial e que retomará a captação no Rio Doce entre os dias 2 e 10 de fevereiro. A companhia afirmou que toda a água passará por tratamento rigoroso e que divulgará diariamente as análises das estações de tratamento de Resplendor e Itueta.
Já a Samarco informou que os testes de tratabilidade foram realizados conforme previsto no novo acordo do Rio Doce e que a água, após tratamento convencional, está dentro dos padrões estabelecidos pela legislação brasileira. A empresa afirmou ainda que todas as análises foram validadas por auditoria independente.
A circulação do trem permanece suspensa até a conclusão da manutenção dos trilhos e a liberação da via. (Policia 24h)
======
CARNE DE CAVALO: 800kg
EM ABATE CLANDESTINO
Uma fiscalização apreendeu cerca de 800 quilos de carne cavalo de abate clandestino na manhã de quinta-feira (dia 05), na zona rural de Campo Belo, no Sul de Minas. Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente, a ação ocorreu em uma área de desmate, onde os militares encontraram indícios de abate ilegal de equídeos, como cavalos.
Conforme a PM, durante diligências na fazenda foram localizados restos de animais espalhados pelo local, como cabeças, cascos, carcaças, sangue e vísceras, descartados de forma indevida, sem qualquer controle ambiental ou sanitário. Em cinco freezers, os policiais encontraram a carne já embalada, que possivelmente seria comercializada.
Fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Vigilância Sanitária estiveram no local e constataram as condições insalubres, determinando a apreensão e o descarte de toda a carne. A perícia técnica da Polícia Civil também foi acionada para os trabalhos de investigação.
De acordo com a PM de Meio Ambiente, abates realizados nessas condições provocam sofrimento aos animais, devido ao uso de métodos cruéis, além de resultarem em carne considerada imprópria para consumo, por não seguir normas sanitárias. O suspeito de ser o responsável pelo local foi identificado.
Segundo a polícia, ele é reincidente nesse tipo de prática, mas não foi encontrado. Ele poderá responder por crimes ambientais, como poluição e maus-tratos a animais, além de crimes contra as relações de consumo. Somadas, as penas podem ultrapassar 10 anos de prisão.
A Polícia Civil informou que investiga o caso e que outras informações poderão ser repassadas com o avanço das diligências.
=====
PRESO APÓS FURTAR 10 PEÇAS
DE PICANHA PARA QUITAR DÍVIDAS
Um homem foi preso ao furtar 10 peças de picanhas para quitar dívidas de drogas em Ipatinga, na quinta-feira (05/02). Segundo a Polícia Militar, uma equipe foi a um supermercado no bairro Iguaçu após informações de que funcionários do estabelecimento haviam contido um homem flagrado por câmeras de segurança cometendo o furto.
No local, os colaboradores disseram aos policiais que o homem havia pegado um carrinho e colocado 10 peças de picanha. Em seguida, ele se deslocou para outro corredor, pegou uma sacola e acondicionou as carnes dentro. Posteriormente, saiu do supermercado sem pagar. Os funcionários correram atrás dele e o detiveram. Ainda de acordo com o relato, o homem se debateu tentando fugir, por isso foi necessário fazer força para evitar a fuga.
Conforme a nota fiscal do supermercado, as picanhas estão avaliadas em mais de R$ 1.600. Pelo fato de serem perecíveis e já estarem novamente com o estabelecimento, foram restituídas ao supermercado.
Ao ser questionado, o preso disse que cometeu o furto para quitar dívidas de drogas. O homem, de 41 anos, foi conduzido à delegacia da Polícia Civil.
======
PM RECUPERA CELULARES
E APREENDE MOTOCICLETA
A Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do 62º BPM, realizou a prisão de quatro envolvidos em um roubo ocorrido no povoado de São Geraldo, em Conceição de Ipanema.
Segundo as vítimas, dois indivíduos em uma motocicleta Yamaha YBR de cor escura realizaram a abordagem e, mediante ameaça com objeto semelhante a arma, anunciaram o roubo, subtraindo aparelhos celulares e fugindo em seguida sentido Ipanema.
Durante as diligências, os militares constataram o uso do cartão bancário de uma das vítimas em um estabelecimento comercial. Por meio de imagens, foi possível identificar um dos suspeitos.
As equipes localizaram os autores em um imóvel, onde foram encontrados diversos celulares - inclusive os produtos do roubo - além de vestimentas compatíveis com as utilizadas na ação criminosa.
No local também foram recolhidos materiais ilícitos, assumidos por um dos abordados.
A motocicleta utilizada no crime foi localizada e apreendida. O proprietário do veículo também foi conduzido por colaborar com a ação dos autores.
As vítimas reconheceram os aparelhos recuperados, realizando inclusive o desbloqueio com senha, confirmando a propriedade.
Saldo da ocorrência: 04 autores presos 01 motocicleta apreendida, 05 celulares recuperados e materiais ilícitos recolhidos e o registro encerrado na Delegacia de Plantão em Caratinga.
======
PM prende autor de furto e
apreende moto usada no crime
A vítima relatou que transitava de bicicleta pela Rua Marcílio Dias quando teve sua bolsa arrancada por um indivíduo em uma motocicleta, que fugiu logo após a ação.
Com base em informações colhidas no local e as levantadas pelas equipes, os militares identificaram um possível suspeito.
Na residência do suspeito, córrego Caipora zona rural de Ipanema, foi localizada uma moto com características compatíveis com a utilizada no furto.
Ao ser confrontado sobre os fatos, ele confessou a autoria, alegando arrependimento, e informou ter descartado a bolsa às margens da BR-474. Apesar das buscas, os pertences não foram localizados.
O autor já possuía registros anteriores por crimes contra o patrimônio e por posse irregular de objeto de uso restrito, foi conduzido para a Delegacia de Plantão em Caratinga.
======
POLÍCIA MILITAR PRENDE AUTOR
POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
A Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do 62º BPM, prendeu em flagrante, na madrugada desta segunda-feira (02Fev), um homem de 42 anos pelo crime de ameaça, no Centro de Taparuba.
Após acionamento via 190, a equipe foi informada de que o autor estaria tentando forçar a entrada na residência da genitora da vítima, local onde ela passou a permanecer após a separação do casal.
Diante da grave ameaça à segurança da vítima, um militar à paisana, mesmo de férias, compareceu ao local e auxiliou na contenção do autor, impedindo sua entrada no imóvel até a chegada da guarnição.
Durante a abordagem, o indivíduo foi contido e preso em flagrante, sendo localizado com um objeto perfurocortante.
O autor foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Plantão, em Caratinga, para as demais providências.
======
Dino suspende pagamento de
penduricalhos a servidores públicos
![]() |
| Flávio Dino Ministro do STF (Foto: Rosinei Coutinho/STF) |
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, determinou na quinta-feira, dia 5, que os Três Poderes revisem, em até 60 dias, todos os chamados “penduricalhos” pagos a servidores públicos e suspendam imediatamente aqueles que não tenham previsão legal.
Na liminar, Dino afirma que houve uma “multiplicação anômala” de verbas classificadas como indenizatórias - mas que, na prática, funcionam como aumento salarial - permitindo que servidores recebam acima do teto constitucional de R$ 46,3 mil mensais.
A decisão ocorre em meio à repercussão do recente pacote aprovado pelo Legislativo que amplia carreiras, cria cargos e autoriza reajustes e gratificações para servidores da Câmara e do Senado. (Globo)
Entre os principais benefícios citados por Flávio Dino estão licença compensatória, gratificações por acúmulo de funções, auxílios de locomoção, auxílio-educação e auxílio-saúde e até benefícios informais apelidados de “auxílio-peru” e “auxílio-panetone”.
Para Dino, muitos desses pagamentos têm natureza remuneratória disfarçada e alimentam supersalários acima do limite constitucional. (CNN Brasil)
A liminar monocrática de Dino vai ser analisada pelo plenário do STF no próximo dia 25, após os feriados do Carnaval. (UOL)
“A decisão de Dino funciona como uma resposta direta à gestão do presidente do STF, Edson Fachin. Dino sinaliza que o Judiciário não pode exigir que os outros cumpram a lei enquanto cria atalhos para botar dinheiro no próprio bolso”. (Octávio Guedes - g1)
Câmara
O presidente Lula da Silva criticou abertamente pela primeira vez a proposta do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump de criar um Conselho de Paz para Gaza sem participação palestina.
Em longa entrevista à repórter Daniela Lima, Lula confirmou a viagem a Washington na primeira semana de março para uma conversa direta com Trump. Segundo ele, não haverá temas proibidos, com exceção da soberania brasileira.
Um dos temas será a redemocratização da Venezuela. “Há possibilidade de a gente fortalecer a democracia na Venezuela e o povo da Venezuela. Quem vai resolver o problema da Venezuela são os venezuelanos”, afirmou. (UOL)
No cenário interno, o presidente enfrentou assuntos polêmicos, como o suposto envolvimento de seu filho mais velho, Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha, em fraudes no INSS. “Eu chamei meu filho aqui, e falo isso para todo mundo. Olhei no olho do meu filho e falei: ‘Se você tiver alguma coisa, você vai pagar o preço de ter alguma coisa. Se você não tiver, se defenda’”, afirmou.
Lula reafirmou que o escândalo dos descontos em aposentadorias e pensões veio a público porque seu governo investigou o que seria “uma quadrilha montada no governo Bolsonaro”. (UOL)
Lula x Vorcaro x Banco Master
Outro tema espinhoso foi o encontro no Palácio do Planalto com o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, em dezembro de 2024. O Master foi liquidado pelo Banco Central em novembro do ano passado, sob suspeita de fraudes. Lula minimizou a reunião, pedida pelo ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, afirmando que recebe habitualmente executivos de outros bancos.
O então diretor do Banco Central, Gabriel Galípolo, que assumiu em 2025 a presidência do órgão, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, também estavam presentes.
Vorcaro reclamou que estaria sofrendo perseguição política e ouviu do presidente que não havia posição pró ou contra o Master no governo e que eventuais investigações do BC seriam “estritamente técnicas”. (UOL)
O encontro de Lula e Vorcaro aconteceu em 4 de dezembro de 2024, mas as investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal contra o Master só tiveram início em março de 2025, segundo documentos do próprio BC. (Folha)
Sobre as eleições de outubro, Lula sinalizou que pode não repetir a dobradinha com o vice Geraldo Alckmin (PSB) e sim usá-lo para fortalecer seu palanque em São Paulo. “Nós temos condições de ganhar em São Paulo. Eu ainda não conversei com Haddad (ministro da Fazenda), não conversei com Alckmin, mas eles sabem que eles têm um papel a cumprir em São Paulo”, disse.
Pacheco no governo de Minas?
O presidente também não desistiu de ter o senador Rodrigo Pacheco (PSD) como candidato ao governo de Minas, onde ainda não tem palanque. (UOL)
Vorcaro e as 34 horas de reuniões
Registros obtidos pelo Estadão mostram que o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do liquidado Banco Master, esteve 17 vezes no Banco Central em 2025, somando mais de 34 horas em reuniões presenciais no ano em que a instituição teve as atividades encerradas.
As visitas ocorreram em momentos decisivos, que vão das tentativas de recuperar liquidez à negociação frustrada com o BRB e às tratativas de liquidação, incluindo encontros repetidos com o presidente do BC, Gabriel Galípolo. (Estadão)
Ministro do STJ acusado de assédio sexual
O ministro Marco Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), apresentou atestado médico nesta quinta-feira ao presidente da Corte, Herma
O afastamento ocorreu um dia após o STJ instaurar uma sindicância para apurar a acusação de assédio sexual envolvendo uma jovem de 18 anos, em um imóvel de veraneio do magistrado em Santa Catarina.
Na véspera, Buzzi chegou a participar do início da sessão, afirmou ter sido surpreendido pelas denúncias e negou qualquer irregularidade. Depois de sua saída do plenário, os ministros deliberaram pela abertura do procedimento administrativo.
Caso as acusações sejam confirmadas, o ministro pode sofrer aposentadoria compulsória. Paralelamente, o episódio também é analisado pelo Conselho Nacional de Justiça, onde já tramita procedimento disciplinar. (Estadão)
Uma nova corrida armamentista?
O fim do último tratado nuclear entre EUA e Rússia reacendeu temores de uma nova corrida armamentista, deixando as duas maiores potências atômicas sem limites formais para seus arsenais pela primeira vez em décadas.
O presidente Donald Trump indicou que os EUA não seguirão mais os tetos do acordo e defendeu negociar um novo tratado “mais moderno”, argumentando que o pacto atual é falho e não inclui a China. Críticos do acordo dizem que ele limita Washington enquanto Pequim amplia seu arsenal.
O tratado, em vigor desde 2011 e prorrogado até fevereiro de 2026, impunha limites a ogivas e vetores estratégicos. Com sua expiração, os países até poderiam manter voluntariamente esses tetos. (CNN)
Viver
Um relatório da Aon, corretora e consultora de riscos sediada no Reino Unido, revela que os desastres climáticos que atingiram o Brasil em 2025 causaram prejuízos de US$ 5,4 bilhões, cerca de R$ 28,3 bilhões.
O valor representa uma queda em relação aos US$ 12 bilhões do ano anterior, quando o Rio Grande do Sul sofreu com enchentes que destruíram parte do estado, cujos estragos chegaram a US$ 5 bilhões.
As secas foram resposnáveis por 88% das perdas em 2025, ou US$ 4,8 bilhões, afetando agronegócio, geração de energia e abastecimento de água. Já as tempestades geraram prejuízos de US$ 632 milhões, ou 11% do total. (Folha)
Para ler com calma.
Inspirado nos safáris africanos, o ex-piloto de corridas Mario Haberfeld deu início às atividades de ecoturismo da ONG Onçafari em 2011, na pousada Caiman, no Pantanal. No caso brasileiro, os turistas poderiam passear com veículos em meio às onças-pintadas no refúgio ecológico de Miranda, no Mato Grosso do Sul.
A organização expandiu as atividades para áreas como ciência, educação, reintrodução de espécies na natureza e combate a incêndios, além de estar presente também na Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Haberfeld foi o único brasileiro premiado como empreendedor social na edição deste ano do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. (Um Só Planeta)
Sobre controle de armas de fogo
As polícias estaduais ignoraram ou rejeitaram 71% dos pedidos de informação sobre controle de armas de fogo. É o que aponta um relatório divulgado pelos institutos Igarapé e Sou da Paz, com base em solicitações feitas via Lei de Acesso à Informação (LAI) para as polícias Civil, Científica e Militar entre 2021 e 2023.
De acordo com o estudo, a falta de transparência dificulta a análise das políticas públicas locais, principalmente em temas como controle e entrada de armas e investigação e rastreamento da origem de armamento apreendido. (g1)
Falando em vídeo.
No "Dou-lhe Duas", Flávia Tavares e Pietra Príncipe conversam sobre como se sentem trabalhando na internet e com a exposição nas redes sociais. Também abrem o jogo sobre como lidam com comentários negativos e revelam como o mundo está cada vez mais careta. (YouTube)
Cultura
O projeto Noite de Verão, que ocupa o Morro da Urca, termina neste sábado com show dos Paralamas do Sucesso. Mas o público carioca também pode fazer uma visita à galeria Nara Roesler, que abre com a exposição Rasura.
São Paulo está repleta de estreias nas artes visuais, com destaque para Pós Poemas, do mestre Augusto de Campos, na Luciana Brito Galeria. Para quem quer conhecer o novo teatro brasileiro, vai até domingo no Itaú Cultural a oitava edição do “a_ponte: cena do teatro universitário”.
Nos cinemas em março de 2027
Uma nova versão da franquia O Exorcista vai ganhar um elenco de peso, com Laurence Fishburne se juntando a Scarlett Johansson, Jacobi Jupe (Hamnet), Diane Lane e Chiwetel Ejiofor no projeto.
Apesar de detalhes do filme ainda estarem sob sigilo, a revista Variety revela que o filme contará uma história totalmente nova e não será uma sequência de O Exorcista: O Devoto, de 2023. O longa escrito e dirigido por Mike Flanagan será filmado na cidade de Nova York e tem previsão de lançamento nos cinemas em março de 2027 pela Universal Pictures. (Variety)
A primeira cena
A Mubi divulgou na quinta-feira a primeira cena do novo filme do cineasta cearense Karim Aïnouz, Rosebush Pruning, que estreia mundialmente na competição do Festival de Cinema de Berlim neste mês. Ambientado em uma opulenta mansão na Catalunha, Jamie Bell, Calum Turner, Riley Keough e Lukas Gage interpretam irmãos que se entregam ao isolamento e à fortuna herdada, ignorando as exigências do pai cego, enquanto buscam amor e reconhecimento.
O vídeo dá uma amostra da sátira sobre o absurdo da família patriarcal tradicional. (Deadline)
Cotidiano Digital
A OpenAI lançou uma nova plataforma pensada para organizar, controlar e escalar agentes de inteligência artificial dentro das empresas, para criar ferramentas capazes de assumir tarefas específicas do trabalho cotidiano.
A iniciativa reforça a estratégia da companhia de crescer no mercado corporativo, hoje um território em que a rival Anthropic leva vantagem, e ganha peso num momento em que as duas disputam espaço, clientes e narrativa às vésperas de uma abertura de capital.
Nesse sentido, a concorrência já chegou ao marketing, com anúncios rivais no Super Bowl com direito a provocações entre executivos, enquanto a OpenAI tenta se diferenciar ao prometer uma solução que se conecta aos sistemas já usados pelas empresas e permite integrar agentes próprios ou de terceiros. (Reuters)
Serviço de audiolivros
O Spotify anunciou a expansão do serviço de audiolivros com a venda de livros físicos pelo aplicativo nos Estados Unidos e no Reino Unido, em parceria com a Bookshop.org. A plataforma também lançou novos recursos para integrar leitura e áudio, como o Page Match, que permite escanear uma página do livro físico ou digital e seguir a narrativa exatamente do mesmo ponto no audiolivro.
Com isso, a iniciativa amplia a atuação da empresa no mercado editorial, que reforçou também o apoio a livrarias independentes e aposta em um segmento que já alcança mais da metade dos assinantes premium. (TechCrunch)
Em vídeo.
No Pedro+Cora, os jornalistas Pedro Doria e Cora Rónai falam sobre o Moltbook, a primeira rede social que apenas inteligências artificiais têm acesso.
No papo, ainda comentam sobre como os robôs entram na rede social e os testes que precisam realizar para provar ser uma IA, a interação entre diferentes modelos de linguagem dentro da plataforma, a autonomia das IAs para resolver pendências sem precisar de ordem prévia e os perigos que isso pode proporcionar com vazamento de dados. (YouTube)
Afago em forma de jantar
Um afago político em forma de jantar, oferecido pelo presidente Lula e embalado ao som de Geraldo Vandré, com a presença do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), e de lideranças da Casa.
Uma ofensiva no Congresso Nacional para usar o escândalo do Master, disputado por diferentes espectros políticos, para desgastar adversários. Pautas com alto valor eleitoral, como o fim da escala 6x1 e a dosimetria, no meio do baile. Governo, Centrão e oposição já estão no ritmo da festa da democracia de outubro.
Eleições 2026
Flávio cresce e aponta polarização contra Lula
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se consolidou como o principal antagonista do presidente Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais de outubro, mostra a segunda pesquisa Meio/Ideia (íntegra), divulgada nesta madrugada.
Na sondagem espontânea, Flávio saltou de 6,6% em janeiro para 16,3%, enquanto o presidente passou de 32% para 33%, dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais.
Em todas as simulações estimuladas de primeiro turno, Lula lidera seguido por um nome ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro - Flávio, candidato oficial da família; a ex-primeira-dama Michelle ou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que já declarou não estar na disputa.
Entre os pré-candidatos do PSD - Eduardo Leite (RS), Ratinho Júnior (PR) e Ronaldo Caiado (GO) - Ratinho tem o melhor desempenho: 8,8% das intenções de votos no cenário com Lula (39,5%) e Flávio (32,0%). Já nas simulações de segundo turno, Lula lidera em todos os cenários, mas aparece em empate técnico com Tarcísio (44,7% a 42,2%), Flávio (45,8% a 41,1%) e Michelle (45,0% a 40,7%). Todos os demais candidatos ficam abaixo de 40%.
Entre os entrevistados, 62,0% afirmaram já ter o voto definido, enquanto 38,0% disseram que ainda podem mudar. O presidente e o senador também lideram na rejeição: 44% não votariam em Lula de forma alguma, contra 34% que rejeitam Flávio.
A polarização do eleitorado se reflete na percepção se o presidente merece ou não um quarto mandato: 51% acham que não, enquanto 47% avaliam que sim. O número segue em linha com a aprovação da atuação do petista na presidência, com 51,4% reprovando e 46,6% aprovando.
Na avaliação do governo em geral, 44,7% veem como ruim ou péssimo, 34,1% consideram ótimo ou bom, 19% acham regular e 2,2% não souberam opinar. (Meio)
“A eleição de 2026 já tem dois problemas definidos antes mesmo de ter candidatos: a oposição ainda não tem projeto, e o governo já tem fragilidades claras em segurança pública e ainda patina na economia”, explicam em artigo exclusivo Mauricio Moura e Cila Schulman, respectivamente fundador e CEO do Instituto Ideia. (Meio)
======
Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI)
A adesão de companhias da Fortune 500 - lista das 500 maiores empresas dos EUA - ao índice de políticas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) registrou uma queda de 65% no último ano.
Em números absolutos, o grupo de empresas Fortune 500 contribuindo com a análise de igualdade corporativa diminuiu de 377 em 2025 para apenas 131 empresas em 2026.
Gigantes como Walmart, McDonald’s, JPMorgan Chase e Ford estão entre as empresas que optaram por não fornecer dados para a avaliação de 2026.
Por que importa: O movimento confirma a tendência de parte das grandes empresas de abandonarem as políticas DEI ou deixarem de usá-las como elemento de suas culturas corporativas - evitando se expor no assunto.
Um dos motivos apontados é que cresceu nos Estados Unidos um movimento de figuras públicas conservadoras pressionarem marcas a abandonarem metas de contratação por cotas e patrocínios de eventos LGBTQ+.
Mas está longe de ter acabado
Apesar das deserções, o relatório mostra que o compromisso estrutural permanece em parte do mercado:
534 empresas do total de 1.450 participantes ainda alcançaram a pontuação máxima de 100.
98% das empresas avaliadas mantêm proteção contra discriminação baseada em identidade de gênero e orientação sexual.



