sábado, 30 de maio de 2020

Bons na estratégia...

A JOGADA DE MESTRE DE TRUMP
E outra de mestre Jair Bolsonaro

No final do ano passado (2019), num dia qualquer de dezembro, levamos um susto de tamanho desproporcional. Nós que eu digo, não fomos só nós aqui de Ipanema. Fomos todos nós do mundo inteiro. De repente, não mais que isso, vimo-nos atacados por uma monda de mortes sem igual. Pessoas morrendo nas ruas na China (em Wuhan) e as imagens divulgadas ao mundo inteiro.
Wuhan é uma cidade chinesa onde estão concentrados laboratórios de pesquisa científica naquele país. E foi ali que a simagens foram produzidas e levadas ao conhecimento do povo pelo mundo.  Dormimos com sonhos e acordamos com pesadelos. Fomos atingidos na saúde, quando introduziram o Coronavírus (depois nomeado Covid-19)

O mundo foi invadido por uma onda chinesa, ou seja, o Partido Comunista Chinês, de uma forma devastadora, onde se falou em vários comentários pelas publicações na internet, que a China teria ganho a terceira guerra mundial sem disprar um único tiro. Acho que não foi bem assim.  Pois, para criar toda a sua estratégia, para se transformar na ''dona do mundo'', contava com muito dinheiro (muitos trilhões de dólares, em títulos do tesouro americano).  Nessa estratégia, a meu ver,  acharam que quebrando a economia com a ajuda de muitos governadores da America do Sul, manteve o povo em condições de ditadura absoluta, chegaria e compraria os nossos principais meios de geração, produção e serviços essenciais. Tentaram usar a moeda que tinham em mãos que eram os papéis (títulos do Tesouro Americano) de alto valor, até então. Num primeiro momento o mundo parou! O povo acuado e morrendo. A economia parou. Tudo parou.

Mas, como toda ação corresponde a uma reação, os chineses se esqueceram de combinar com o presidente dos Estados Unidos, Mr. Trump, o que estavam tramando... Trump, macaco velho, estrategista, em uma jogada de espetacular, mudou os dispositivos que não mais permitem que os referidos milhões de títulos, do tesouro americano não mais podem ser convertidos em dólares. Pronto. Os trilhões que os chineses tem em mãos não valem mais nada. Não são mais do que papeis podres.

Ainda falando de Trump, vejam só: num segundo momento o presidente americano desviou toda a sua frota de submarinos atômicos, aviões bombardeios e navios de guerra, junto com porta-aviões para o sul da china. Qual era a ideia? Primeiro não permitir a vinda de navios chineses para o lado ocidental e também proteger o Japão. Segundo, tomar uma ilha ao sul, onde tem uma base chinesa, acabando com a sua mobilidade no atlântico.

E mais ainda, como represália, aconselhou o fechamento de todos os investimentos americanos na china, juntamente com o Japão. Esses empreendimentos, altamente produtivos, serão desviados para a Índia. 
Com isso, o PIB Chinês, vai zerar; e o povo volta a comer ratos e viver sob o domínio do Comunismo. 

Governadores brasileiros, incluindo João Dória que se alvoroçou a quebrar e vender São Paulo, está desmoralizado, assim como outros idiotas que governam pelo Nordeste, especialmente. Também no mesmo barco outros tantos prefeitos do mesmo time de idiotas, que estão com os pês e as mãos atadas e muito mais sem moral depois disso.

No Brasil, o Presidente Bolsonaro deixou transparecer, finalmente, que sabe e pode mexer, jogando como estrategista no cenário da política nacional. Peitou o STF, desta feita, no caso do celular que Celso de Mello queria que ele entregasse para ser vistoriado. O cúmulo. Mas ele não entregou! O vídeo, que era supostamente destruidor, mostrou o quanto o Bolsonaro sabe como está e pra onde deve levar o Brasil.

Acho que nós, do mundo ocidental, tivemos duas vitórias importantes dos últimos tempos: uma a de Trump acabar com a jogada esperta dos chineses e a outra de nosso presidente que, mostrando o vídeo que muitos achavam seria o fim de Bolsonaro, só o fez mais forte e os que pensavam em destituí-lo da presidência (que na certa vão tentar de novo) terão que chorar na cama que é lugar quente! 


Nenhum comentário: