terça-feira, 4 de agosto de 2020

Mega explosão no porto de Beirute, no Líbano

Imagens publicadas nas redes sociais por moradores mostram
o momento da mega explosão no porto de Beirute, no Líbano.
A explosão que ocorreu em uma região portuária de Beirute, no Líbano, causou pânico e feriu dezenas de pessoas, segundo as autoridades locais. O portal de notícias Al Arabya registra que o barulho das explosões foi ouvido por pessoas que estavam a até 20 km do porto. A grande explosão que aconteceu hoje em Beirute, capital do Líbano, causou pânico e destruição na região portuária. Uma gigantesca coluna de fumaça pôde ser vista de toda a cidade, relataram testemunhas e a mídia local. As agências de notícias libanesas relatam 73 mortes e mais de 3.700 feridos até o momento. 


Pelas redes sociais, moradores da cidade compartilharam vídeos e imagens da coluna de fumaça que cobriu o porto.

A explosão vista por quem estava no mar

O incidente causou centenas de feridos e provocou muitas mortes. Duas fontes de segurança disseram à agência Reuters que a explosão ocorreu na área portuária que contém armazéns, inclusive de fogos de artifício, e abalou várias áreas da capital, quebrando janelas e portas e ferindo pessoas e, de acordo com a agência Ansa, fontes de segurança também disseram inicialmente que a explosão deixou dezenas de feridos. 

Bombeiros tiveram muito trabalho para combater as chamas

No entanto, a emissora de televisão Al Mayadeen disse que centenas de pessoas ficaram feridas. Segundo a emissora local LBC, o ministro da Saúde, Hamad Hassan, disse que havia um "número muito alto" de feridos e uma grande quantidade de danos. As agências de notícias libanesas relatam 10 mortes.  Os corpos foram levados para hospitais da cidade....  

Pessoas corriam pelas ruas...


Longe do local do sinistro era possível avaliar os estragos...


Socorristas, com macas, atendiam os feridos...


Feridos aguardavam socorro...


Pessoas corriam para todos  os lados, feridos eram socorridos pelas equipes de socorro e levados aos hospitais e mortos recolhidos os corpos da devastação provocada pelas explosões que, segundo autoridades locais, não foram de caráter político e nem de sabotagem. Tudo leva a crer que a explosão se deu no local onde eram armazenados explosivos confiscados pelo governo.  

A embaixada do Brasil em Beirute, mesmo distante do porto, foi danificada pela explosão na capital libanesa e pelo menos a residência de um dos diplomatas está inabitável depois dos acontecimentos, mas nenhum funcionário teria sido ferido e, pelo menos por enquanto, não existem relatos de brasileiros em condições críticas. De acordo com fontes do governo, os vidros da embaixada foram todos destruídos. Como a explosão ocorreu quando o expediente já tinha terminado, ninguém foi ferido. Um último funcionário tinha acabado de sair do local quando a explosão atingiu a sede da embaixada...

Distante cerca de três quilômetros do porto, a residência de um dos diplomatas brasileiros, Roberto Salone, também foi alvo de sérios danos e acabou destruída. Todas as janelas explodiram e, segundo os moradores, as portas "voaram". De acordo com o diplomata, a sensação era de um terremoto. 
- "Senti apenas uma enorme reverberação", - disse o funcionário brasileiro em Beirute, instantes antes de ter sua residência destruída.  

A fragata da Marinha Brasileira que faz parte da missão da ONU para a estabilização do Líbano não foi atingida pois o barco estava fora do porto e, naquele momento, navegando pelo mar Mediterrâneo. 

O Itamaraty ainda não se manifestou sobre a avaliação dos danos no prédio da embaixada.  

A porta-voz da Casa Branca disse que os Estados Unidos acompanham os fatos que ocorreram nesta terça, em Beirute, no Líbano.

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gabi Ashkenazi disse em um canal de TV parlamentar do país que Israel não tem nenhuma relação com o acidente. Outra fonte do país, acredita que a explosão provavelmente foi um acidente causado por um incêndio.

O grupo Hezbollah, do Líbano, também negou as alegações de que a explosão teria sido resultado de um ataque de míssil a um suposto esconderijo de armas no porto, onde está localizado o epicentro da explosão, informou a OTV Lebanon.
 (Fotos: Redes sociais)

Acesse também: www.jornaldebolso.com

Nenhum comentário: